segunda, 29 de abril de 2024
segunda, 29 de abril de 2024
Cabo Frio
27°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Ponte Deputado Márcio Corrêa, em Cabo Frio, vai ganhar reforma

Licitação foi confirmada pela Prefeitura, e abertura dos envelopes será em maio

10 abril 2024 - 12h14Por Redação
Ponte Deputado Márcio Corrêa, em Cabo Frio, vai ganhar reforma

Quem passa a pé ou de bicicleta pela ponte Márcio Corrêa, no Centro de Cabo Frio, já notou a precariedade da estrutura. Em vários trechos o guarda corpo de metal foi totalmente corroído pela maresia, gerando insegurança a pedestres e ciclistas. 

– Às vezes eu prefiro me arriscar passando entre os carros, principalmente quando está ventando muito, do que passar pelos cantos onde não tem mais o guarda-corpo. Quando venta forte a gente chega a se desequilibrar, e o risco de cair dali de cima é grande - contou o pintor Rodrigo Guedes.

Para tentar resolver o problema, a Prefeitura anunciou uma licitação no valor de R$ 211.103,46. O objetivo é contratar empresa especializada na área de engenharia e arquitetura para reformar a estrutura, que foi inaugurada em 2004, e liga a Avenida Wilson Mendes até o bairro Itajuru. A abertura dos envelopes está marcada para às 10h do dia 14 de maio.

No documento que justifica a necessidade da obra, a Prefeitura relata que a ponte apresenta ótimas condições estruturais, não apresentando trincas nem desplacamentos de concreto no tabuleiro, nas faces laterais nem inferiores das vigas. Mas revela que “não se pode dizer o mesmo com relação à estética e segurança na parte superior da ponte, mais especificamente falando dos passeios laterais, guarda corpos, pavimento asfáltico, sinalização, sistema de drenagem, guias e barreiras New Jersey, que em alguns pontos apresentam elevado grau de corrosão, situações que, algumas das quais, oferecem grande risco aos usuários”.

Entre os serviços que a empresa vencedora da licitação deverá fazer está a demolição manual de piso cimentado, restrita à base de concreto; limpeza de juntas de pavimento de concreto com posterior enchimento com asfalto; recomposição de capeamento de concreto; reconstituição de estruturas metálicas leves; pintura interna ou externa com tinta impermeável, entre outros. Embora o contrato tenha validade de seis meses, a contar da data da assinatura, toda a obra deve durar cerca de 90 dias