Prefeitura anuncia que folha de pagamento está disponível no Portal da Transparência

Salários do funcionalismo, inclusive do primeiro escalão, podem ser pesquisados a partir do site do governo municipal

Redação I Divulgação
Publicado em 04/12/2018 às 16:28

A Prefeitura de Cabo Frio acaba de incluir a folha de pagamento dos funcionários no Portal da Transparência do município. Com isso, a partir de agora, todo cidadão cabo-friense passa a ter acesso aos salários do funcionalismo público municipal. Embora a medida esteja prevista na Lei de Acesso à Informação (Lei Federal Nº  12.527/2011), essa é a primeira vez, em sete anos da criação da lei, que uma gestão municipal dá acesso a esses dados. A inserção da folha de pagamento no Portal da Transparência era um compromisso desde o começo da atual administração.

A ferramenta para pesquisa é bastante simples. Basta que o cidadão entre no site da Prefeitura e acesse o campo “Portal da Transparência”, na parte superior da tela. Em seguida, é preciso clicar no campo “despesas” da área “Dados Financeiros”. Depois, é necessário colocar o ano do exercício do qual pretende se pesquisar os dados e clicar no item “servidores/relação de servidores” que está no menu superior da tela. Feitos esses passos, é preciso preencher os campos do mês da folha de pagamento que se quer verificar e o nome completo ou parte do nome do servidor a ter a situação pesquisada. Após esses passos, é necessário clicar no botão “pesquisar”. Concluídas as etapas, o cidadão terá acesso aos salários bruto e líquido do servidor, bem como ao número da matrícula e ao setor onde está lotado.

O trabalho intenso da equipe da Secretaria de Administração, ao longo de mais de quatro meses, permitiu que a gestão municipal chegasse a esse momento, com pouco mais de 130 dias da atual gestão. A secretária Elicea da Silveira afirma que diversas irregularidades referentes às administrações anteriores foram encontradas e corrigidas, mas que o trabalho e a eventual correção de erros vão continuar.

“Nesses quatro meses, a gente teve como foco o saneamento da folha de pagamento e continuamos com esse foco. Temos consciência de que, nesse tempo, não conseguimos resolver todos os problemas, mas com esse passo, de disponibilizar a folha de pagamento para a população, creio que cada uma dessas pessoas será um auditor nosso. Coloco a secretaria à disposição para qualquer informação e esclarecimento. A gente quer transparência 100%”, disse a secretária.

Para o prefeito Dr. Adriano Moreno, a transparência é uma das principais ferramentas no combate à corrupção do país. Ele disse ainda que a colocação da folha de pagamento no Portal da Transparência é uma quebra de paradigmas na administração pública da cidade.
“A gente tem em mente que, através da transparência, as grandes transformações vão ocorrer no município de Cabo Frio. Hoje, estamos tendo uma conquista muito grande ao colocar a folha de pagamento no Portal da Transparência, com pouco mais de 100 dias de governo. Trabalhamos desde o início da gestão para botar o portal em funcionamento, com acesso a todo cidadão cabo-friense. E agora com mais esse mecanismo, que é a fiscalização da nossa folha”, observou o prefeito.

Veja também

Compartilhe:  

COMENTÁRIOS

EXPEDIENTE

Rodrigo Cabral

Diretor

Fernanda Carriço

Chefe de Reportagem

fernanda.carrico@folhadoslagos.com

Redação, Administração, Publicidade e Assinatura

Avenida Francisco Mendes 226, loja 06, Centro - Cabo Frio - RJ

Propriedade da Sophia Editora Eireli - ME.

CONTATO

Redação

folhadoslagos@ig.com.br redacao@folhadoslagos.com
(22) 2644-4698 - Ramal 206
(22) 9971-7556

Publicidade

(22) 2644-4698 - Ramal 215
(22) 9971-7841

Central do Assinante

(22) 2644-4698
(22) 9971-7841