sexta, 29 de março de 2024
sexta, 29 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Alerj Superbanner
Park Lagos beer fest
ESPERANÇA

Workshop Bandeira Azul eleva as expectativas de Saquarema na corrida pela certificação

Município participou de encontro nacional na última semana, em Cabo Frio

09 maio 2022 - 14h15Por Redação

Cidades de todo país participaram do XV Workshop Bandeira Azul, na última semana, em Cabo Frio. Após dois anos da paralisação dos encontros presenciais devido à pandemia de Covid-19, em 2022, o maior encontro de praias certificadas e praias pilotos do selo aconteceu de maneira presencial e virtual, reunindo centenas de pessoas com o objetivo de obter o selo e a manutenção da Bandeira Azul em praias, marinas e embarcações marítimas brasileiras.

Durante os dois dias repletos de atividades, os municípios puderam debater assuntos importantes como a balneabilidade das praias, códigos de conduta, educação ambiental, além de conhecerem mais detalhadamente os 34 critérios exigidos pela certificação de sustentabilidade global.

– O encontro foi de grande valia para Saquarema. Para nós, que estamos lutando pelo hasteamento da nossa primeira bandeira, foi muito importante e extremamente produtivo. Agora, nesta reta final, o workshop foi como uma injeção de ânimo para o nosso município. Estamos ainda mais motivados com tudo o que vimos e ouvimos neste encontro nacional e temos, sim, grandes chances de alcançarmos a certificação mundial, que será um diferencial incrível para o Turismo em nossa cidade – declarou a coordenadora do Programa Bandeira Azul em Saquarema, Marcelli Ladeira.

O evento teve também como um grande resultado, a aproximação das cidades do Estado, como Saquarema, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Niterói, Angra dos Reis, Búzios e Rio de Janeiro, que possuem objetivos em comum, como o de fomentar um polo das atividades preservação e conscientização ambiental no Estado.

– Foi um momento importante para todos nós. Conseguimos agregar bastante conhecimento, trocar experiências e discutir dificuldades compartilhadas entre as cidades do nosso Estado. Um dos maiores legados que o workshop nos deixou, além da importância da preservação da natureza e que a sustentabilidade é um assunto urgente e que precisa ser discutido, é que podemos desenvolver o turismo consciente do nosso município. Tenho certeza, que em breve, Saquarema poderá se orgulhar por ter uma praia com o certificado global Bandeira Azul – completou o diretor adjunto de Eventos, Raineri Martins.

O workshop terminou com um convite da Coordenadora Nacional do Bandeira Azul, Leana Bernardi, para conhecer de perto a Praia do Peró, em Cabo Frio, onde os participantes puderam analisar atentamente as atividades, controle e organização de uma praia certificada há pelo menos 4 anos.

– Com este certificado, Saquarema que hoje já aparece nos cenários nacional e internacional por conta dos renomados eventos esportivos que sedia, terá ainda mais notoriedade no Brasil e fora dele após o hasteamento da Bandeira Azul na cidade. Essas ações são fundamentais para trabalharmos a conscientização ecológica na cidade, além de fomentarmos a economia de Saquarema com o aumento do fluxo turístico responsável e de qualidade – finalizou o Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Rafael da Costa Castro.