Assine Já
domingo, 15 de dezembro de 2019
Região dos Lagos
29ºmax
21ºmin
Apartamento
AP REC BANNER
CABO FRIO

Rafael: “Jamais estimulei ninguém a atacar Zé”

Vereador e pré-candidato rebate fala de Bonifácio e anuncia apoio do Podemos para 2020

02 dezembro 2019 - 17h28Por Rodrigo Branco
Rafael: “Jamais estimulei ninguém a atacar Zé”

Único dos pré-candidatos a prefeito de Cabo Frio a ser citado nominalmente por Bonifácio na coletiva de imprensa em que confirmou que vai concorrer ao cargo, o vereador Rafael Peçanha (PDT) rebateu a insinuação feita pelo adversário de que incitaria seu grupo a atacar uma possível aliança entre ambos na disputa.

Evitando polemizar, Rafael se disse feliz pelo anúncio de cura do câncer feito por Zé, mas negou que estimulasse seus assessores a fazer ataques virtuais contra o ex-prefeito. O vereador pregou respeito, apesar das divergências político-partidárias.

– Jamais estimulei ninguém a atacá-lo. Fiquei muito feliz com essa vitória de Zé em relação à sua saúde. Há pessoas ligadas a Zé que também me atacam. É preciso separar as coisas. As pessoas são livres para emitir opiniões e é preciso pensar a cidade acima disso. Nem por isso eu acho que ele as está estimulando. Minha posição sempre foi e sempre será de muito respeito por Zé e agora também de alegria pela sua recuperação – comentou.

Rafael está de malas prontas para sair do partido e entrar no PV, o que deverá ser concretizado na janela partidária que será aberta entre o fim de março e o começo de abril. Disposto a encabeçar um projeto político para governar Cabo Frio a partir de 2021, Rafael sai do PDT, após um período de desgastes internos.

Na coletiva aos jornalistas, Zé chegou a dizer que ‘fez de tudo’ para tentar mantê-lo no partido, inclusive dando-lhe carta branca para montar a Executiva municipal. Rafael comentou a afirmação e deixou em aberto a possibilidade da formação de um frente partidária.

– Como já disse, conversei com Zé e Jânio sobre minha saída do PDT, com sinceridade e coração aberto. Mas acho que essas questões, pessoas ligadas a um e outro que criticam a aliança, composição partidária. Tudo isso acho pouco para atrapalhar um necessário projeto de união em defesa de Cabo Frio. Se nosso foco for essas questões, Cabo Frio mais uma vez será sacrificada por detalhes pessoais, minúcias políticas. De minha parte nada disso abala, precisamos seguir em frente – disse, para apaziguar.

De outro lado, o ainda pedetista busca aumentar o arco de alianças para a disputa municipal do ano que vem. Ontem, Rafael anunciou o apoio do Podemos, do senador Romário, para sua campanha. Ele já contava com o PV, seu futuro partido.

O acordo foi selado entre o vereador, a executiva municipal do Podemos Cabo Frio, e o Secretário Municipal de Tecnologia e Pessoa com Deficiência do Rio, Marco San. O Podemos de Cabo Frio agora planeja um evento para apresentar pré-candidatos a vereador. O partido acabou de montar a Executiva municipal, presidida pelo empresário Luis Claudio Leite Castro.

Quanto ao PSB, o apoio está dividido entre Rafael e Zé. Enquanto as lideranças locais já declararam apoio ao vereador, a direção estadual do partido fechou com o veterano político.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 29 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições na porta de casa, de terça a sábado. Ligue já: (22) 2644-4698.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.