segunda, 06 de maio de 2024
segunda, 06 de maio de 2024
Cabo Frio
23°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Política

Prefeito de Búzios exonera secretário de Saúde acusado de corrupção

Heringer Fernandes foi alvo de investigação do Ministério Público

07 julho 2023 - 15h17Por Redação

O secretário municipal de Saúde de Armação dos Búzios, Leônidas Heringer Fernandes, foi oficialmente afastado do cargo, esta semana, após o Ministério Público deflagrar a operação Maculados. Heringer é acusado de participar de fraudes em licitações promovidas pela Prefeitura de Rio das Ostras em 2020, durante o período de pandemia. Na época, ele ocupava o cargo de coordenador do Fundo Municipal de Saúde de Rio das Ostras. O afastamento foi determinado pelo Juízo Criminal de Rio das Ostras. Em nota oficial, o prefeito de Búzios, Alexandre Martins, disse que ficou sabendo do envolvimento do secretário de Saúde pela imprensa.
Na mesma nota, Alexandre Martins afirmou que Leônidas Heringer deixou o governo municipal de Búzios nesta quarta-feira (5). 

“Ele pediu exoneração do cargo para dar cumprimento espontâneo à decisão e exercer seu direito de defesa”, anunciou, informando ainda que a Prefeitura de Búzios já foi notificada pelo MP e “reitera seu compromisso com a transparência e a legalidade”. Heringer, que também já foi secretário de Saúde em Iguaba Grande durante a gestão da ex-prefeita Grasiella Magalhães, não se pronunciou.
Além do afastamento dele, o MPRJ também cumpriu mandado de prisão contra o vereador de Rio das Ostras Vanderlan Moraes da Hora, além de mandados de busca e apreensão em Niterói, São Pedro da Aldeia e Rio das Ostras. 

O nome da operação é proveniente da palavra mácula, que significa impureza. Segundo o MPRJ, Vanderlan Moraes da Hora cometeu crime de corrupção ativa ao oferecer cargos em comissão e percentual de notas fiscais emitidas a um servidor público de Rio das Ostras, responsável por confeccionar termos de referências de licitações na área da saúde em ano de pandemia. 

O momento em que Vanderlan Moraes da Hora ofereceu a proposta ao servidor público foi gravado pelo servidor e chegou ao conhecimento do MPRJ que, em atuação conjunta com diversas Promotorias da Região realizou perícias, oitivas e análise documental dos procedimentos, comprovando o direcionamento da licitação. Em razão do procedimento licitatório viciado, em 2021 a prefeitura de Rio das Ostras chegou a realizar pagamentos no valor total de R$ 934.292,67. Entre anos de 2017 a 2022 também foram feitos pagamentos em favor da HJR FARMA LTDA EPP que superam o valor de R$ 4 milhões.