sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Rusgas na pré-eleição

PC do B rejeita filiação de Alair Corrêa; vice-prefeito de Cabo Frio sai do partido

Ex-prefeito teve filiação recusada no diretório estadual por quatro votos a um

15 janeiro 2020 - 19h38Por Tomás Baggio e Rodrigo Cabral
PC do B rejeita filiação de Alair Corrêa; vice-prefeito de Cabo Frio sai do partido

A tentativa de Alair Corrêa, ex-prefeito de Cabo Frio, de se filiar ao PC do B causou rebuliço e reviravoltas no partido. Nesta quarta-feira (15), no diretório estadual, no Rio de Janeiro, a filiação foi negada. Foram quatro votos a um.  

A rejeição ocorre logo após o vice-prefeito de Cabo Frio, Felipe Monteiro, anunciar que, com a entrada de Alair, desfilia-se da sigla.

Alair escreveu sobre a filiação ao PC do B em um comentário no Facebook, no qual também garantiu que é pré-candidato a prefeito. Ele, no entanto, assim como o ex-prefeito Marquinho Mendes, está inelegível por ter tido as contas reprovadas pela Câmara Municipal, que seguiu parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE). 

“Estou tranquilo, volto agora à minha origem. Era PCB ao sair o bipartidarismo me inscrevi no MDB, onde conquistei nele quatro mandatos, agora com o pluripartidarismo volto para meu campo ideológico. Quarta-feira estarei no Rio na sede do PC do B me filiando, lançando oficialmente minha pré-candidatura a prefeito”, disse Alair.

Também no Facebook, a postagem de Felipe sobre sua desfiliação foi feita na noite de terça-feira (14).

“Dirijo-me a vocês nesse momento pela última vez como filiado ao PCdoB, partido que tenho muito orgulho de ter presidido por 2 anos e ter sido membro da executiva municipal por 5 anos”, escreveu, continuando:

“Saio do partido para não trair meus ideais e por não concordar com as novas atitudes tomadas e tenho a certeza e a convicção de que nos encontraremos nas trincheiras da defesa de um Brasil mais justo,com o nosso povo livre das amarras da ganância e do elitismo,na defesa intransigente e total da classe trabalhadora que vem perdendo seus direitos mais vitais,na luta pela Juventude que é não somente o futuro mas o presente e a realidade da construção das mudanças e de uma Cabo Frio melhor e mais digna para os cidadãos dessa terra. Minha luta é pela coerência, pela justiça social e por uma política decente, transparente e comprometida com as pessoas e sobretudo as que mais precisam”, afirmou o vice-prefeito de Cabo Frio.

A reportagem tentou contato com o ex-prefeito Alair Corrêa, via assessoria, mas não houve retorno.

Felipe desconversa
sobre conversa com PDT

À Folha, o vice-prefeito Felipe Monteiro disse que saiu pela porta da frente do partido. Ele falou diretamente no nome do ex-prefeito Alair.

– Decidi me desfiliar depois da notícia envolvendo o ex-prefeito Alair Corrêa. O mesmo não representa a ideologia do partido e os ideais que a população espera da classe política. Saio pela porta da frente, com respeito – afirmou, por telefone.

Felipe criticou mais uma vez a forma como o assunto foi conduzido dentro da sigla.

– Antes disso ter sido discutido da mídia, tinha que ter sido discutido internamento no partido. Isso não ocorreu. Gera desconfiança. A forma que tudo aconteceu é problemática. Ele [Alair] preencheu a ficha, divulgou e publicizou através dos aliados, que tentaram colocá-lo, que já estava no partido.

A Folha apurou que Felipe estaria em diálogo com o PDT. No momento, entretanto, o vice prefere não tecer comentários sobre um futuro partido.

– Estamos discutindo ainda. Existem várias hipóteses.

Questionado como vê a situação atual do município, com protestos de servidores e atrasos salariais, ele se disse “preocupado”.

– Estou acompanhando com muita preocupação. E disposto a conversar com todos os setores da sociedade.

Desgaste com 
o prefeito Adriano  

O vice-prefeito Felipe Monteiro havia protagonizado um episódio de ruptura em novembro do ano passado, naquela vez com o próprio prefeito Adriano Moreno. Na ocasião, Felipe criticou o governo municipal por causa do cancelamento de parte da programação do aniversário da cidade.

Ele parabenizou o Ministério Público pelo cancelamento do show do cantor Diogo Nogueira e criticou o superintendente de Eventos, Clóvis Barbosa. A opinião do vice-prefeito, que até então preferia evitar críticas públicas ao governo, externou a insatisfação que já era comentada nos bastidores. Felipe chegou a dizer que o prefeito Adriano estaria cercado por “hienas”.

– Não é denúncia anônima, é amadorismo (o cancelamento do show). Colocaram uma criança na Superintendência de Eventos. Infelizmente o prefeito é cercado por algumas hienas que o sabotam e querem se locupletar politicamente da cidade de Cabo Frio. Parabéns ao Ministério público pelo cancelamento do show. Não é momento de comemorações. É momento de orações, reflexões e trabalho – postou no dia 13 de novembro, aniversário da cidade.