sábado, 27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024
Cabo Frio
23°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
VIOLÊNCIA

Levantamento revela aumento nos casos de estupro na região

Apenas Búzios e Araruama registraram queda neste tipo de crime

30 janeiro 2024 - 09h15Por Redação
Levantamento revela aumento nos casos de estupro na região

Dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que entre 2022 e 2023 o índice de estupros nas cidades de Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia tiveram aumento. Saquarema manteve o mesmo número de casos nos dois anos. Apenas Búzios e Arraial do Cabo tiveram redução desse tipo de crime. Somente no último mês foram noticiados casos de violência sexual contra crianças: a maioria das vítimas eram filhas, netas ou enteadas dos criminosos.

O levantamento do Instituto de Segurança Pública avaliou diversos tipos de ocorrências que foram registradas nos últimos anos nas delegacias das cidades de todo o Estado do Rio de Janeiro. O relatório considerou registros de estupros, roubos, homicídios, latrocínios (roubo seguido de morte), mortes no trânsito e tentativas de homicídio, entre outros. Especificamente sobre esses seis tipos de crimes, Búzios foi a única cidade da região que registrou queda, e Saquarema a única que registrou aumento em todos os casos.

Em relação à violência sexual, Cabo Frio foi a cidade que registrou maior aumento: passou de 95 em 2022 para 107 no ano passado. Em seguida vem Iguaba Grande: apesar de ser a menor cidade da região em termos populacionais, por lá os casos aumentaram de 14 para 20. São Pedro vem na terceira posição:  43 casos em 2022 contra 47 em 2023. Saquarema manteve a média de 54 estupros nos últimos dois anos. Na contramão, Araruama foi a cidade que registrou maior queda neste tipo de crime: caiu de 56 para 40, enquanto em Búzios a redução foi de 32 casos para 19.

Entre os casos de roubo apenas Saquarema registrou aumento nos últimos dois anos: Araruama, Búzios, Arraial, Cabo Frio, Iguaba e São Pedro tiveram queda. Nos casos de homicídio, foram registrados aumentos em Araruama, Arraial do Cabo, Iguaba, São Pedro e Saquarema. Os latrocínios foram superiores em Arraial, Cabo Frio e Saquarema, enquanto as mortes no trânsito fizeram mais vítimas em  Araruama, Arraial e Saquarema, e as tentativas de homicídio em Araruama, Arraial, Cabo Frio, Iguaba e Saquarema.