quarta, 24 de abril de 2024
quarta, 24 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Uma maravilha chamada Prainhas do Pontal

Cartão-postal de Arraial do Cabo é eleito pelo Trip Advisor uma das 25 melhores praias do mundo 

22 junho 2019 - 10h01
Uma maravilha chamada Prainhas do Pontal

Água cristalina, mar tranquilo e uma vista de tirar o fôlego. Essas são algumas das características de uma das 25 melhores praias do mundo. Está se perguntando qual? São as Prainhas do Pontal do Atalaia, em Arraial. Eleita pelo site Trip Advisor, as Prainhas do Pontal do Ata- laia aparecem em 12º lugar do ranking e figuram como única do estado na lista (https://www.tripadvisor.com. br/TravelersChoice-Beaches-a_Mode.expanded).

Na semana passada, a Secretaria de Turismo da cidade participou de um Workshop realizado pelo Booking, direcionado ao mercado turístico e de tec- nologias da informação e gráficos apresentados confirmam Arraial do Cabo como um dos destinos mais procurados do estado.

– Cada vez mais a gente consolida Arraial como destino turístico não só para o estado, para o Brasil, como para o mundo inteiro, principalmente nosso ícone, que são as Prainhas – disse o secretário de Turismo, Olavo Carvalho.

Mas a beleza natural da cidade, que atrai somente neste feriadão de Corpus Christi cerca de 100 mil pessoas, precisa de cuidados: a Secretaria de Turismo da cidade realiza campanhas de conscientização ecológica para que o turista não deixe o lixo na praia, por exemplo. Além disso, novas lixeiras foram instaladas pela cidade e há distribuição de sacolas biodegradáveis e até campanha para diminuição do uso do copo plástico dentro do funcionalismo publico.

– É importante ressaltar que quem tem curiosidade de conhecer nossas praias tenha também consciência ecológica. A gente vive numa reserva extrativista. Precisamos muito que as pessoas tenham consciência em não jogar plástico no mar, a não deixar detrito nas areais. Isso vai fazer com que a gente consiga manter por anos e anos as nossas praias com essa beleza natural. Isso é também importante ressaltar. E, para manter, a gente tem que cuidar, amar e preservar – finalizou Olavo.

Em quatro anos, o interesse por Arraial do Cabo nas pesquisas via internet aumentaram de 7 para 82 pontos, de acordo com a ferramenta Google Trends, o que comprova que o crescimento da procura por Ar- raial como destino turístico se dá, principalmente, pelas plataformas digitais e redes como Facebook e instagram. Pontuando isso, a Sectur trabalha com parcerias para atrair influenciadores digitais, sediando e organizando eventos como o Instagram Brasil. Aproveitando esse notável crescimento, as Secretarias de Turismo e Eventos, do Ambiente, de Obras e Segurança Pública participaram também da reunião do programa Investe Turismo, do Sebrae, para acelerar o desenvolvimento social e econômico dos destinos, realizada na sede da Sectur no início da semana. Durante o encontro, foram apresentadas informações sobre as atividades do município voltadas para a pauta do turismo. O grupo definiu ações prioritárias que serão reunidas pelo Sebrae através de uma matriz estratégica, com planos de ações e prazos para o fortalecimento do turismo local com o foco no turismo sustentável. O objetivo é acelerar o desenvolvimento, aumentar a qualidade e a competitividade de rotas turísticas estratégicas no Brasil, gerando novos empregos, apresentando um amplo pacote de investimentos, incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, melhoria de serviços, inovação e marketing, voltados para o setor. O investimento inicial previsto é de R$ 200 milhões.

As rotas turísticas selecionadas receberão ações organizadas em quatro linhas de trabalho que vão desde o fortalecimento da governança, por meio de uma agenda estratégica entre setor público e privado. Melhoria dos serviços e atrativos turísticos, com foco especial nas micro e pequenas empresas; marketing e apoio à comercialização, por meio de campanhas, produção de inteligência mercadológica e participação em eventos estratégicos; até a atração de investimentos e o apoio ao acesso a linhas de crédito e fontes de financiamento. Os projetos visam o aumento da qualidade da oferta turística nas rotas selecionadas em todas as regiões brasileiras.