quarta, 24 de abril de 2024
quarta, 24 de abril de 2024
Cabo Frio
27°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
MEIO AMBIENTE

Transposição do Rio Una é discutida por comissão da Alerj em Búzios

A Comissão decidiu formar um grupo de trabalho para aprofundar a análise dos problemas apresentados no encontro

09 agosto 2022 - 11h18Por Redação

A proposta da transposição do esgotamento sanitário de Araruama, São Pedro D’Aldeia e Iguaba Grande para o Rio Una foi um dos principais assuntos discutidos na audiência pública, realizada pela Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), na última sexta-feira (5). A preocupação é com a contaminação da Praia Rasa, em Búzios, comprometendo a fauna e o turismo locais.

– Precisamos analisar com mais transparência e cuidado essa questão da transposição do Rio Uma para buscarmos uma solução que, de fato, represente um ganho, não só para os municípios individualmente, mas para toda a Região e, consequentemente, o Estado do Rio – afirmou o presidente da comissão, Gustavo Schmidt (Avante).

Outros temas levados ao debate foram a poluição da Lagoa de Geribá, a ausência de sistema de saneamento que garanta a separação do esgoto da rede de águas pluviais, além de projetos de transposição em áreas de baixa renda que preveem o envio de águas aparentemente contaminadas para a Praia de Tucuns. Também foi discutida a fragilidade do manejo do Parque Estadual da Costa Verde, que ocupa uma área dentro de Búzios.

A Comissão decidiu formar um grupo de trabalho para aprofundar a análise dos problemas apresentados no encontro. Estiveram presentes o presidente da Colônia de Pescadores Z-23, Dominique Souza, e a presidente da Comissão de Direito Animal da OAB-Búzios, Carolina Mazieri, o vereador Niltinho de Beloca, o presidente da Prolagos, Pedro Freitas; além de representantes da prefeitura de Búzios, da Universidade Federal Fluminense; e da sociedade civil. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) foi convidado, mas não enviou representantes.

– Tenho certeza de que esse grupo de trabalho será bastante útil para continuarmos esse debate e chegarmos a soluções que levem sustentabilidade à região – finalizou Schmidt.