sexta, 29 de março de 2024
sexta, 29 de março de 2024
Cabo Frio
25°C
Alerj Superbanner
Alerj Reb banner
MULHER DE 72 ANOS

Resultado de exame em cabista com suspeita de coronavírus sai em 48 horas

Prefeito Renatinho Vianna diz que não há motivo para alarde e que todos os protocolos do Ministério da Saúde foram seguidos

12 março 2020 - 18h12Por Redação

A Prefeitura de Arraial do Cabo informou que sairá em 48 horas o resultado do exame em uma mulher de 72 anos que deu entrada, na manhã desta quinta-feira (12), no Hospital Geral (HGAC), com suspeita de ter contraído o novo coronavírus (Covid-19). A idosa apresentou sintomas de gripe e relatou ter voltado de viagem recente a Portugal.

Nesta tarde, o prefeito Renatinho Vianna (Republicanos) participou de uma transmissão ao vivo, ao lado de integrantes do corpo médico do hospital para tentar tranquilizar a população. Segundo Renatinho, não há motivo para alarde, pois todos os protocolos médicos estabelecidos pelas autoridades foram seguidos.

– Por tudo o que tem acontecido no mundo, não é uma exclusividade de Arraial, foram seguidos todos os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde. Houve isolamento, acompanhamento e foram feitos os demais exames; mas, até o momento, não passa de um caso suspeito. Todos os procedimentos e precauções estão sendo tomados – disse o prefeito.

O diretor-médico do HGAC, Gustavo Barbosa, reforçou a fala do prefeito e afirmou que os familiares da mulher, que está em um local destacado dos demais pacientes, não apresentaram sintomas de qualquer doença respiratória. Barbosa disse ainda que a Secretaria Estadual de Saúde já foi notificada do caso suspeito.

O médico disse também que, dependendo da evolução clínica da paciente nas próximas 24 horas, o tratamento poderá ser concluído em casa. Um exame preliminar na paciente não apontou infecção grave, de acordo com Barbosa. Além da amostra de sangue enviada para o Estado, foi coletado material de secreção da boca e do nariz.

– Ela apresentou quadro de febre e sintomas respiratórios também, como tosse e um pouquinho de falta de ar, mas nada que seja alarmante. Ela está lúcida, orientada e conversando. Ela nos disse que retornou de Portugal na segunda-feira e, desde então, vem apresentando esses sintomas.

Após a ‘live’, a Prefeitura emitiu uma nota oficial para informar que a Secretaria de Saúde “está acompanhando o caso de perto e que as informações serão veiculadas pelos canais oficiais da Prefeitura com total transparência a fim de evitar notícias falsas que espalham o pânico e em nada colaboram com a saúde pública”.

Casos suspeitos – De acordo com o Ministério da Saúde, há três situações em que o caso é considerado suspeito. Em primeiro lugar, quando a pessoa apresentar febre e pelo menos um dos sinais ou sintomas respiratórios, com histórico de viagem para país com transmissão sustentada ou área com transmissão local nos últimos 14 dias. Em segundo lugar, a pessoa que apresente febre ou pelo menos um sinal ou sintoma respiratório, com histórico de contato direto com caso suspeito ou confirmado para Covid-19, nos últimos 14 dias e; por fim, pessoa que manteve contato domiciliar com caso confirmado por Covid-19 nos últimos 14 dias e que apresente febre ou pelo menos um sinal ou sintoma respiratório.

Entre as recomendações estão lavar bem as mãos com água e sabão e usar álcool em gel, cobrir o nariz ou a boca ao espirrar ou tossir; evitar aglomerações e espaços públicos fechados se estiver doente; manter os ambientes bem ventilados; não compartilhar objetos pessoais como talheres e copos e evitar o contato direto como apertos de mão e abraços. Pessoas que estiveram em locais com casos confirmados de Covid-19 recentemente e apresentarem os sintomas devem procurar uma unidade de saúde adotando as medidas de precaução citadas acima.