terça, 18 de junho de 2024
terça, 18 de junho de 2024
Cabo Frio
21°C
Park lagos
Park Lagos 2
Geral

Projeto do parque aquático de Cabo Frio entra na pauta do Conselho do Parque da Costa do Sol

19 maio 2024 - 09h00Por Redação
Projeto do parque aquático de Cabo Frio entra na pauta do Conselho do Parque da Costa do Sol

No próximo dia 28 os membros do Conselho do Parque Estadual da Costa do Sol vão se reunir para debater o projeto de construção do Nova Cabo Frio Water Park. O megaempreendimento, de propriedade da empresa paulista São José Desenvolvimento Imobiliário, é composto de parque aquático, espaço de aventuras, centro de entretenimento, beach club e resort, além de lojas, restaurantes e lanchonetes, e tem previsão de ser erguido nos próximos anos dentro de uma área entre as praias das Conchas, Brava e Ilha do Japonês.

A Folha chegou a conversar sobre o empreendimento com membros de dois conselhos ligados ao meio ambiente, mas o projeto não era de conhecimento de nenhum dos órgãos colegiados, que possuem membros do governo e também da sociedade civil.

– O projeto deste empreendimento não foi apresentado nem no Conselho da APA do Pau Brasil, nem no Conselho do PECS. Inclusive, sem os projetos setoriais e a regularização fundiária, não é permitida a aprovação de empreendimentos que não sejam para recuperação de áreas degradadas ou outros similares – revelou Denise Morand.

Embora os pontos que serão debatidos no final deste mês não tenham sido revelados, o fato de a área indicada para a construção do parque aquático estar localizado dentro do Parque Estadual da Costa do Sol deve levantar uma série de questionamentos. Isso porque, segundos fontes da Folha no Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o trecho de cerca de 250 mil m² fica dentro de um espaço considerado “zona de amortecimento”, que são áreas no entorno, e não dentro, de Unidades de Conservação Integral, mas que merecem atenção.