terça, 07 de maio de 2024
terça, 07 de maio de 2024
Cabo Frio
26°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
ALERTA DE PERIGO

Governador e prefeitos decretam ponto facultativo nesta sexta (22) por conta da previsão de temporal

Escolas de Cabo Frio e Búzios também emitiram aviso de suspensão das aulas

21 março 2024 - 22h54Por Redação
Governador e prefeitos decretam ponto facultativo nesta sexta (22) por conta da previsão de temporal

(Matéria atualizada às 23h58) Por conta da previsão de um forte temporal, que deve chegar no estado do Rio de Janeiro ainda nesta madrugada, o governador Claudio Castro publicou um vídeo em suas redes sociais avisando que decretou ponto facultativo nesta sexta-feira (22). Segundo Castro, a medida visa garantir que as pessoas fiquem em segurança. No comunicado, ele pede ainda que as pessoas fiquem em casa, ou busquem locais seguros, “para que o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, e todas as forças de segurança possam garantir a segurança dos cidadãos fluminenses.

Castro garantiu, ainda, que está colocando todo o efetivo  nas ruas para garantir que tudo dê certo. E pediu que a população fique atenta aos alertas emitidos pela Defesa Civil de cada cidade do estado.

– Eu estou ligando para cada prefeito das regiões que estão tendo previsão de chuvas fortes para pedir que eles também acompanhem o Governo do Estado, e também decretem ponto facultativo nas suas cidades, para que possamos garantir a segurança de toda a população fluminense - reforçou o governador.

Na Região dos Lagos, Cabo Frio e Búzios decidiram acompanhar a decisão de Claudio Castro, decretando ponto facultativo amanhã também. A prefeita cabo-friense, Magdala Furtado, enviou comunicado agora à noite para todos os secretários informando sobre a decisão, e pediu que cada setor informe a decisão a seus servidores.

A decisão da Prefeitura afeta diretamente as aulas na rede municipal, que foram suspensas, assim como em algumas escolas particulares, que no início desta noite enviaram mensagens comunicando sobre a decisão. Em caso de emergência, os moradores de Cabo Frio devem entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones (22) 2647-0199 ou 199.

O prefeito interino de Búzios, Rafael Aguiar, também emitiu comunicado de ponto facultativo, mas apenas para as escolas da rede municipal. Solicitou ainda que, em caso de emergência, os cidadãos buzianos entrem em contato com a Defesa Civil pelo telefone (22) 2350-6008.

No Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes também avisou que vai seguir a recomendação do Governo do Estado. Em coletiva realizada agora à noite, o prefeito carioca informou que a forte chuva prevista para atingir a cidade do Rio a partir desta sexta-feira (22) deve atingir primeiramente a Zona Oeste, afetando em seguida todo o município de uma forma geral.

Segundo o site do Inmet, todas as regiões do estado do Rio de Janeiro estão em alerta até o final de semana. Os volumes de chuva podem ultrapassar a média histórica, alcançado em 24 ou 48 horas o volume médio estimado para todo o mês de março.

Nas cidades da Região dos Lagos e parte do Norte Fluminense o alerta é amarelo, de perigo em potencial, com chuvas podendo chegar a 50mm, e ventos de até 60km/h. Nas regiões Metropolitana, Serrana e Costa Verde o alerta é de perigo, com chuvas superiores a 60mm, ventos que podem passar dos 100km/h, grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.

Já o site Climatempo alerta que a previsão de chuva para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro é de 240mm nas próximas 24 horas. Para Petrópolis a previsão é ainda pior: 500mm (na tragédia de 2011, que deixou mais de mil mortos, foram 200mm de chuva). Para Maricá e Silva Jardim, 230mm; Itaperuna e Campos dos Goytacazes, 180mm.

Na Região Sul do Brasil a tempestade chegou com força na madrugada desta quinta (21). Chuvas torrenciais, e ventos de 142 km/h, o equivalente a um Tornado F1 na Escala Fujita, deixaram mais de 1 milhão de pessoas sem energia no Rio Grande do Sul.