quarta, 17 de dezembro de 2025
quarta, 17 de dezembro de 2025
Cabo Frio
23°C
Magnauto
COMÉRCIO FECHADO

Entidades manifestam preocupação com economia, mas apoiam decisão do prefeito

Em carta aberta, empresários pedem continuação de diálogo com governo e novamente sugerem que reabertura parcial seja considerada

28 março 2020 - 20h16Por Rodrigo Branco

No dia seguinte à decisão do prefeito Adriano Moreno (DEM) de manter o comércio fechado como forma de prevenir a disseminação ao novo coronavírus, a reação do empresariado foi de conciliação. Nada de críticas, mas sim compreensão com o anúncio feito por no começo da noite desta sexta-feira (27).

Uma carta aberta foi divulgada neste sábado (28), no programa do jornalista Sidnei Marinho, na TV Litoral News. Assinam o documento o Sindicato do Comércio Varejista da Região dos Lagos (SindCom); a Associação dos Hotéis e Restaurantes de Cabo Frio, Associação de Construtores, o Convention Bureau e a Associação de Engenheiros e Arquitetos da Região dos Lagos (Asaerla) e outros empresários.

No texto, o tom é de respeito à decisão de Adriano, mas também de esperança de que as medidas possam ser revistas depois do próximo dia 3, data que o governo municipal já antecipou que fará uma reavaliação dos decretos, que poderão ser prorrogados, dependendo da situação do município em meio à epidemia da Covid-19. Segundo a carta, o anúncio do Governo Federal de ações de proteção à economia, como abertura de linhas emergenciais de crédito ajudou a acalmar os ânimos.

De todo modo, os comerciantes defendem a continuação do diálogo com o governo municipal e sugerem que as medidas de reabertura gradual tomadas em cidades vizinhas, como Arraial do Cabo e Iguaba Grande, sirvam de exemplo para Cabo Frio, após o fim da semana que vem.

“Sugerimos que as medidas já anunciadas pelos Srs. Prefeitos de Municípios vizinhos sirvam como diretrizes para a implementação das futuras ações em nossa cidade”, diz o comunicado, no qual os empresários se comprometem, apesar da crise, a ampliar as ações sociais e entregas kits de higiene e limpeza para a Secretaria de Assistência Social.

Mais cedo, a Associação de Hotéis havia divulgado uma nota própria, na qual também expressa compreensão, embora também manifeste preocupação com a questão econômica.

“A Associação de Hotéis e os estabelecimentos de hospedagem representados informa que vai acatar, respeitar e obedecer o que foi determinado pelo Poder Público no que diz respeito de manter os hotéis fechados. A parte técnica da decisão é inerente à administração pública, nos apenas solicitamos e apontamos possíveis soluções. Preocupante são os hotéis que atendem os fornecedores de serviços essenciais de nossa cidade. Não podemos ficar desabastecidos de comida, higiene e medicamentos, muito menos de petróleo e gás em âmbito nacional. Mas acreditamos que tudo isso foi levado em consideração na tomada de decisões”, diz a nota.

A presidente da Associação Comercial, Industrial de Cabo Frio (Acia) e do Conselho Comunitário de Segurança de Cabo Frio, Patrícia Cardinot, concordou integralmente com a decisão do governo em manter os estabelecimentos fechados.

– Dou os parabéns ao prefeito Adriano. Sei que muitos empresários podem não concordar com esta posição, mas é preciso pensar nas vidas. É preciso pensar no todo e se esse vírus se espalhar realmente na nossa cidade, a gente não tem a menor estrutura de saúde para suportar, nem, em Cabo Frio, nem em Tamoios.  É notório que não tem como a gente suportar algo assim. Aí seriam milhares de mortes na nossa cidade. Temos que esperar o posicionamento do nosso governador do estado e fico feliz do presidente Jair Bolsonaro liberar verbas – comentou a empresária, que admite que a crise financeira deve agravar.

 

 

Leia Também

IFF Cabo Frio abre chamada pública para compra de alimentos da agricultura familiar
Cultura

IFF Cabo Frio abre chamada pública para compra de alimentos da agricultura familiar

MEIO AMBIENTE

MPF aciona governo de Cabo Frio para cessar poluição em Comunidade Quilombola de Maria Joaquina

Ação pede medidas urgentes para impedir lançamento de esgoto, reparação integral dos danos ambientais e indenização mínima de R$ 1,2 milhão
Éric Rebière fica perto de se tornar o primeiro surfista a completar uma trilogia de ficção original
Esportes

Éric Rebière fica perto de se tornar o primeiro surfista a completar uma trilogia de ficção original

Região dos Lagos conquista medalha inédita na Olimpíada Brasileira de Matemática
EDUCAÇÃO

Região dos Lagos conquista medalha inédita na Olimpíada Brasileira de Matemática