domingo, 27 de abril de 2025
domingo, 27 de abril de 2025
Cabo Frio
23°C
Magnauto
Magnauto site
RISCO DE QUEDA

Chuva aumenta perigo de deslizamento nas encostas em Arraial do Cabo

Prefeitura cobra do DER-RJ que sejam feitas obras de contenção na rodovia RJ-140

24 setembro 2020 - 10h22Por Rodrigo Branco

O cenário paradisíaco está ao lado, assim como o perigo do barranco, que tem vários metros de altura. As chuvas dos últimos dias agravaram o problema da encosta da rodovia RJ-140, na altura da curva da Prainha, em Arraial do Cabo, no sentido de saída da cidade. A erosão do solo deixou a pista ainda mais próxima da ribanceira, sem qualquer área de escape, o que representa um grande perigo para os motoristas que passam diariamente pelo local.

A situação se arrasta desde o ano passado, quando a Prefeitura pediu obras de contenção e drenagem ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ). Em outubro de 2019, técnicos do órgão chegaram a fazer vistorias e medições no local, mas o trabalho não passou disso. Em visita à região, em dezembro, o governador Wilson Witzel (PSC), hoje afastado, prometeu o início das obras para o primeiro trimestre, mas a situação só se agravou desde então. 

O problema levou a Prefeitura de Arraial do Cabo a mover uma ação civil pública contra o Estado e o DER-RJ em maio deste ano, e, em junho, o Tribunal de Justiça determinou que as obras da RJ-140 fossem iniciadas em um prazo máximo de 90 dias. De acordo com o governo municipal, o estado recorreu e, até o momento, não iniciou ou apresentou qualquer projeto de início das obras. Desta forma, o município já pediu a intimação novamente para o cumprimento. O recurso do estado já está em pauta e será julgado no próximo dia 6 de outubro. 

A Prefeitura disse ainda que a Defesa Civil já esteve novamente no local nesta quarta-feira (23) e enviará outro relatório atualizado após as chuvas desta semana.

Mas este não é o único local que apresenta perigo para a população cabista. A tempestade que caiu sobre cidade no começo da semana deixou várias casas no Morro da Coca Cola, do lado do bairro Sítio, com risco de desabamento. Com o deslizamento de terra, os imóveis ficaram em situação de vulnerabilidade, podendo cair a qualquer momento.

Sobre essa questão, a Prefeitura informou que a Defesa Civil foi acionada nesta terça-feira (22), a área foi interditada e a situação está sendo monitorada. As famílias que moram próximas ao local foram instruídas a deixa-lo e a Secretaria de Assistência Social já montou o plantão social para atender a todos que precisarem de assistência em decorrência das chuvas. 

Imóveis no Morro da Coca Cola com risco de queda (Foto do leitor)

Um relatório da área já foi encaminhado à Secretaria de Obras que visitará o local nesta quinta-feira (24) com uma equipe técnica para fazer o laudo. 

O tempo permanece nublado em Arraial do Cabo, mas sem chuvas até o momento, e as recomendações da Defesa Civil ainda estão em vigor. Em caso de emergências, a orientação é para que os munícipes procurem abrigo seguro e acionem a Defesa Civil por meio do serviço  199.

Leia Também

RESISTÊNCIA

Casa de Referência Inês Etienne Romeu segue sob risco de despejo em Cabo Frio

Mesmo com reintegração suspensa no último dia 18, integrantes do Movimento Olga Benário permanecem em vigília; espaço acolhe mulheres vítimas de violência
Luto | Rogério Zera: um artista sonhador e inquieto de coração aldeense
Geral

Luto | Rogério Zera: um artista sonhador e inquieto de coração aldeense

Encontro musical nesta quarta (23) celebra o Dia de São Jorge na Praia do Siqueira, em Cabo Frio
Geral

Encontro musical nesta quarta (23) celebra o Dia de São Jorge na Praia do Siqueira, em Cabo Frio

Falhas no tratamento de esgoto emperram recuperação da Lagoa de Araruama
FISCALIZAÇÃO AUSENTE

Falhas no tratamento de esgoto emperram recuperação da Lagoa de Araruama