sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
RISCO DE QUEDA

Chuva aumenta perigo de deslizamento nas encostas em Arraial do Cabo

Prefeitura cobra do DER-RJ que sejam feitas obras de contenção na rodovia RJ-140

24 setembro 2020 - 10h22Por Rodrigo Branco

O cenário paradisíaco está ao lado, assim como o perigo do barranco, que tem vários metros de altura. As chuvas dos últimos dias agravaram o problema da encosta da rodovia RJ-140, na altura da curva da Prainha, em Arraial do Cabo, no sentido de saída da cidade. A erosão do solo deixou a pista ainda mais próxima da ribanceira, sem qualquer área de escape, o que representa um grande perigo para os motoristas que passam diariamente pelo local.

A situação se arrasta desde o ano passado, quando a Prefeitura pediu obras de contenção e drenagem ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ). Em outubro de 2019, técnicos do órgão chegaram a fazer vistorias e medições no local, mas o trabalho não passou disso. Em visita à região, em dezembro, o governador Wilson Witzel (PSC), hoje afastado, prometeu o início das obras para o primeiro trimestre, mas a situação só se agravou desde então. 

O problema levou a Prefeitura de Arraial do Cabo a mover uma ação civil pública contra o Estado e o DER-RJ em maio deste ano, e, em junho, o Tribunal de Justiça determinou que as obras da RJ-140 fossem iniciadas em um prazo máximo de 90 dias. De acordo com o governo municipal, o estado recorreu e, até o momento, não iniciou ou apresentou qualquer projeto de início das obras. Desta forma, o município já pediu a intimação novamente para o cumprimento. O recurso do estado já está em pauta e será julgado no próximo dia 6 de outubro. 

A Prefeitura disse ainda que a Defesa Civil já esteve novamente no local nesta quarta-feira (23) e enviará outro relatório atualizado após as chuvas desta semana.

Mas este não é o único local que apresenta perigo para a população cabista. A tempestade que caiu sobre cidade no começo da semana deixou várias casas no Morro da Coca Cola, do lado do bairro Sítio, com risco de desabamento. Com o deslizamento de terra, os imóveis ficaram em situação de vulnerabilidade, podendo cair a qualquer momento.

Sobre essa questão, a Prefeitura informou que a Defesa Civil foi acionada nesta terça-feira (22), a área foi interditada e a situação está sendo monitorada. As famílias que moram próximas ao local foram instruídas a deixa-lo e a Secretaria de Assistência Social já montou o plantão social para atender a todos que precisarem de assistência em decorrência das chuvas. 

Imóveis no Morro da Coca Cola com risco de queda (Foto do leitor)

Um relatório da área já foi encaminhado à Secretaria de Obras que visitará o local nesta quinta-feira (24) com uma equipe técnica para fazer o laudo. 

O tempo permanece nublado em Arraial do Cabo, mas sem chuvas até o momento, e as recomendações da Defesa Civil ainda estão em vigor. Em caso de emergências, a orientação é para que os munícipes procurem abrigo seguro e acionem a Defesa Civil por meio do serviço  199.