sexta, 29 de março de 2024
sexta, 29 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Alerj Superbanner
Alerj Reb banner
SEM VACINA, SEM FOLIA

Associação de Blocos anuncia cancelamento do Carnaval de rua de Cabo Frio em 2021

Entidade justifica decisão por não haver segurança em razão da pandemia de Covid-19

01 outubro 2020 - 13h47Por Rodrigo Branco

A Associação dos Blocos e Atividades Carnavalescas de Cabo Frio  (Abaccaf) anunciou na noite desta quarta-feira (30) que a folia de rua da cidade em 2021 será cancelada, em função da pandemia de Covid-19. A direção da entidade alega que, sem haver imunização em massa, não é possível ter a festa, pois haveria risco para a saúde de moradores e turistas.

De acordo com a Abaccaf, a situação será reavaliada, caso haja uma mudança no quadro. Atualmente, cerca de 30 blocos carnavalescos são filiados à entidade.

“Assim, o atual projeto implementado por esta diretoria nos últimos três carnavais que visa gerar emprego e renda, além de ser uma importante ferramenta turística e fomentar a Cultura da maior festa a céu aberto do mundo, e que ainda, agrega grande valor social trabalhando temas como a doação de sangue, inclusão e sustentabilidade não pode ser proposto até que se tenha uma vacina que possa garantir a segurança necessária a sua execução”, diz o comunicado feito pelas redes sociais. 

Em nota, a Prefeitura de Cabo Frio informou que não foi comunicada da decisão pela Abaccaf, e esclarece ainda que a tendência em todo o país é de não realizar eventos que contribuam para aglomerações, como o Carnaval, conforme já anunciado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Um decreto municipal em vigor proíbe aglomerações e eventos em área pública em função da pandemia, cenário de crise sanitária cuja duração é incerta. O carnaval 2021, no calendário civil-religioso, ocorre entre os dias 13 e 16 de fevereiro.

Neste ano, a Abaccaf ficou responsável pelos custos da folia de rua, em função da crise financeira da Prefeitura, que ficou incumbida da estrutura logística do evento.

(*) Matéria atualizada às 14h56.