Advertisement
Assine Já
quarta, 05 de outubro de 2022
Região dos Lagos
26ºmax
19ºmin
Revolta do cachimbo
Revolta do Cachimbo
BOM EXEMPLO

APA Tamoios conquista prêmio de monitoramento de animais silvestres

Reconhecimento anual da Fiocruz destaca ainda ações de conservação e pesquisa de fauna

13 abril 2022 - 12h57Por Redação

No fim de março, a Área de Proteção Ambiental Estadual de Tamoios e o Parque Estadual da Ilha Grande, administrados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), conquistaram o 5° lugar na categoria Unidades de Conservação na premiação dos 10+ Colaboradores do Sistema de Informação em Saúde Silvestre (Siss-Geo) 2021 da Fiocruz.

O reconhecimento é concedido anualmente pelo órgão federal e certifica a participação da sociedade e das reservas ambientais no monitoramento de animais silvestres. O SISS-Geo é um sistema desenvolvido pela Plataforma Institucional Biodiversidade e Saúde Silvestre da Fiocruz para gerar modelos de alerta de ocorrências de agravos na fauna silvestre, e modelos de previsão de oportunidades ecológicas para emergência de doenças.

Ser reconhecido pela Fiocruz atesta a excelência do trabalho desempenhado pelo corpo técnico altamente qualificado do instituto. As ações de pesquisa e monitoramento da fauna garantem a preservação e longevidade das áreas de proteção ambiental do Estado do Rio de Janeiro, fortalecendo a pesquisa e trabalho científico  destaca o presidente do Inea, Philipe Campello.

A partir da quantificação dos registros georreferenciados informados pelas unidades de conservação do Brasil, definem-se as 10 APAs mais engajadas na iniciativa, portanto, as que merecem destaque por sua atuação na conservação e monitoramento da fauna.

Para a gestora da Área de Proteção Ambiental de Tamoios, Krishna Koshiyama, é de grande importância receber o reconhecimento de entidades públicas e privadas.

Esse prêmio fortalece nossa gestão e incentiva o nosso desejo de preservar a cada dia mais, mostrando à sociedade que fazemos o nosso trabalho com orgulho. É uma forma de destacar a atuação dos nossos profissionais e técnicos que atuam dia e noite em prol do fortalecimento das unidades de conservação e da pesquisa declara.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.