terça, 16 de abril de 2024
terça, 16 de abril de 2024
Cabo Frio
26°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
CORONAVÍRUS

Aeroporto de Cabo Frio ignora decretos e segue funcionando normalmente

Na manhã desta quarta-feira (18), chegou voo com 108 passageiros do Aeroporto de Guarulhos

18 março 2020 - 13h51Por Rodrigo Branco

Até esta quarta-feira (18), o Aeroporto Internacional de Cabo Frio ignora os decretos estadual e municipal que suspendem a operação dos terminais aeroviários. Nesta manhã, por exemplo, chegou um voo com 108 passageiros proveniente do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, estado com o maior número de casos do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil e onde já há morte confirmada pela doença.

Segundo empresas que atuam no Aeroporto de Cabo Frio, operações comerciais de apoio offshore e cargueiros estão funcionando normalmente, independentemente das determinações das autoridades, que valem por 30 dias.

Em texto publicado no site do aeroporto, foi relatado que um voo cargueiro regular vindo do México e de Miami (MIA CFB) "não sofreu qualquer alteração para poder trazer sua carga importada em segurança" e que "a United Airlines mantém até o momento os seus voos de passageiros desde Houston". No caso do decreto estadual, está proibido o transporte aeroportuário de estados e países com casos confirmados de Covid-19, como México e Estados Unidos, ou em situação de emergência.

Na publicação institucional, a administração do aeroporto garante que está acompanhando e cumprindo atentamente "todas as medidas recomendadas pela OMS, pelo Ministério da Saúde, assim como com o protocolo para enfrentamento do Covid-19 em Aeroportos, expedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa". Além disso, afirma que "qualquer eventual alteração de voo comercial é de responsabilidade das companhias aéreas".

A reportagem entrou em contato com o Aeroporto Internacional de Cabo Frio para saber se os decretos municipal e estadual continuarão a ser contrariados e aguarda uma resposta. Entre as restrições já publicadas desde segunda-feira (16) estão a circulação de veículos de turismo, e também de pessoas em shoppings, praias e meios de transporte.