quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
26°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Coronavírus

Adriano sobre críticas: "querem achar chifre em cabeça de cavalo"

Prefeito classifica como politiqueiros comentários sobre sua saída durante décimo dia de isolamento social

27 abril 2020 - 13h44Por Redação
Adriano sobre críticas: "querem achar chifre em cabeça de cavalo"

Após ter sido flagrado num supermercado no décimo dia de quarentena por conta do diagnóstico de covid-19, o prefeito de Cabo Frio, Adriano Moreno, afirmou nesta segunda-feira (27) que as críticas são "movimentações politiqueiras de quem quer achar chifre na cabeça de cavalo". A declaração foi dada durante o programa Sidnei Marinho, na TV Litoral news. 

– Analiso como uma movimentação política fora de propósito. Se eu tivesse contaminado, teria contaminado todo mundo dentro da prefeitura. Em vez de procurar coisas positivas que  a cidade tem feito para combater o coronavírus...  Essas ações positivas não são divulgadas – reclamou.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que o período de isolamento seja de 15 dias. Adriano disse que fez um teste rápido.  profissionais da Saúde recomendam que nestes casos seja aguardado o resultado dos exames laboratoriais, já que os testes rápidos podem apontar o chamado "falso negativo". Seguindo esse entendimento, sobretudo pelo cargo que ocupa, Adriano deveria seguir a quarentena e, antes de sair de casa, provar à população que está curado. 

O vice-prefeito classificou a atitude como "totalmente irresponsável". Advogados consultados pela Folha também avaliaram mal a saída do prefeito.

Flexibilização no comércio

O prefeitura de Cabo Frio deverá iniciar a flexibilização das medidas de fechamento do comércio no dia 4 de maio. 

– Vamos começar a flexibilizar o comércio. Depois, será a parte de restaurante, que sofre menos, porque trabalha com delivery. [Será flexibilizada a abertura de] oficinas mecânicas, lojas de peças, material de construção. Vamos começar por esses segmentos – afirmou, durante a entrevista a Sidnei Marinho.

Adriano também disse que o Gabinete de Crise está avaliando o avanço do número de casos para saber se avança ou não nas medidas.

–  Fazemos estudos semanais. Se nossa curva se mantiver que está, vamos aumentar flexibilidade. Se vermos  que a curva começou a subir, vamos ter que dar um passo atrás. Vamos trabalhar em cima de dados científicos. Já estamos no estágio que precisamos fazer flexibilização. Não é para pessoas irem à praia, achar que estão de férias. É para fazer com que que a economia comece a movimentar.