sábado, 27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024
Cabo Frio
23°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
CABO FRIO

Magdala anuncia reforma no Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto

Já a licitação para reforma do ginásio Vivaldo Barreto, no Jardim, segue parada há quase um ano

21 março 2024 - 13h22Por Redação
Magdala anuncia reforma no Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto

Inaugurado em dezembro de 2004, e interditado pela Defesa Civil desde setembro de 2017 por problemas estruturais, finalmente o Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto, no Itajuru, em Cabo Frio, deve passar por reforma. Nesta quarta-feira (20) a prefeita de Cabo Frio Magdala Furtado realizou uma visita técnica no local e anunciou que em breve as obras serão iniciadas pela Prefeitura.

Segundo o governo municipal, a tão sonhada reforma será custeada com emendas parlamentares mais contrapartida municipal. Enquanto o projeto estiver em execução, todas as atividades esportivas realizadas na externa do equipamento serão transferidas para um novo espaço.

Palco de grandes eventos esportivos e culturais, o espaço já chegou a receber mais de quatro mil pessoas nos jogos das seleções brasileiras de futsal, em 2005 e 2014, e de vôlei, em 2006 e 2013. Também recebeu inúmeras competições esportivas de alcance mundial, como o Festival Internacional de Dança. Mas há anos sofre com o abandono do poder público e com problemas de estrutura do telhado, que fazem com que a quadra permaneça fechada há quase sete anos.

Em agosto de 2018, durante a gestão do ex-prefeito Adriano Moreno, uma comitiva chegou a ser formada pelos então secretários de Obras, José Bulcão da Silveira Filho, de Desenvolvimento da Cidade, Felipe Araújo, e o presidente da Comsercaf, Luiz Claudio Gama, além de funcionários das respectivas pastas. Na ocasião, um engenheiro calculista também esteve no local para uma análise preliminar e um laudo, que seria elaborado para criação de um projeto para a aplicação de uma escora de sustentação no telhado da quadra. Desde então, nada aconteceu.

Em recente conversa com a equipe da Folha, o vice-presidente técnico da Liga Cabofriense de Futsal, Dário Monteiro, contou que para realizar os campeonatos municipais estava precisando recorrer à quadra da Escola Municipal Edilson Duarte, e às vezes ao Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira Silva, em Tamoios, uma vez que, além do Alfredo Barreto, o ginásio Vivaldo Barreto, no Jardim Esperança, também segue fechado.

– Esses dois ginásios representam tudo para o esporte, pois além dos jogos do futsal, podemos fazer handebol, vôlei e competições de arte marciais. O fechamento deles representa um prejuízo enorme pela falta de fomentação do esporte e incentivo a todas as modalidades - avaliou Dário.

A licitação para reforma do ginásio do Jardim foi oficialmente aberta há quase um ano, no dia 30 de maio de 2023, e desde então segue a passos lentos. O último andamento  do processo, segundo o Portal da Transparência, foi no dia 14 de julho do ano passado, quando a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer publicou no Diário Oficial (edição 733 - caderno I) o Termo de Adjudicação e Homologação de Tomada de Preço Nº 002/2023 em favor da Criar Consultoria e Serviços. O valor do contrato é de R$ 1.072.565,14.

De acordo com edital, uma vez homologado o resultado da licitação a empresa vencedora será convocada, por escrito, para, no prazo de cinco dias corridos, contados da convocação, assinar o Termo de Contrato. O mesmo documento diz que o prazo para o início dos trabalhos é de dois dias, contados do recebimento do Termo de Início de Obras, e que após isso o prazo de execução é de quatro meses. No entanto, segundo Dário Monteiro, o trâmite estaria parado aguardando uma assinatura da prefeita Magdala Furtado.

– A licitação já foi realizada e só faltava a assinatura da prefeita. Estamos pedindo pelo esporte e seus verdadeiros desportistas - informou o vice-presidente técnico da Liga Cabofriense de Futsal.

Desde setembro de 2023 a Folha vem buscando junto à Prefeitura informações a respeito do andamento desta licitação, mas nunca houve resposta.