domingo, 21 de julho de 2024
domingo, 21 de julho de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos
Park Lagos 2
Cultura

Rosana Andréia lança livro de crônicas 'Inquietudes' em Cabo Frio nesta quinta-feira (20/06)

Lançamento acontece nesta quinta-feira, a partir das 18h30, no espaço cultural Sophia Editora

18 junho 2024 - 17h48Por Redação
Rosana Andréia lança livro de crônicas 'Inquietudes' em Cabo Frio nesta quinta-feira (20/06)

A escritora Rosana Andréia lança o livro de crônicas"Inquietudes", nesta quinta-feira (20/06), a partir das 18h30, no espaço cultural Sophia Editora, localizado à Rua Major Belegard 502, Centro, Cabo Frio. O encontro terá bate-papo com a autora e noite de autógrafos.

"Inquietudes" traz crônicas nascidas de rabiscos, ideias, reflexões. Crônicas enredadas dos vendavais e estiagens. Crônicas de uma escritora que costura os dias com poesia. Seu tom é múltiplo. Às vezes, dócil e contemplativo. Em outras, contestador, firme, assertivo. De repente, tudo se confunde e imprime a singularidade de uma mente ágil, criativa e questionadora. Nesta obra, Rosana Andréia revela suas inquietudes. Como é ser mulher depois dos 50 anos? Ou melhor: como é ser mulher e escritora depois dos 50? E cuidar dos filhos. E cuidar da casa. E estar sempre de pé e funcional. Como é continuar a luta sem deixar escapar o encontro com a arte, com a palavra? É no trajeto que a autora se reencontra e encontra a voz de outras mulheres. Por isso, muitas vezes a escrita no plural. Rosana escreve com “nós”. É sua forma de traduzir o turbilhão que é a vida.

No prefácio, a escritora Luciane Quintanilha assinala que os elementos da escrita de Rosana são "fundamentos do seu devir". 

"Afinal, não basta resistir para que a mudança ocorra: há que insistir e não desistir de si, pois quem aborta seus sonhos morre com uma alma escravizada e um corpo doente. Rosana Andréia optou pela fluidez de seu espírito, liberdade de sua mente e saúde de seu corpo. Essa mulher-deusa chora lágrimas de luz nas madrugadas e, mesmo com a imagem embaçada de sua visão compatível com seus 50 e mais um pouco, enxerga além e mostra, através de sua arte, que o horizonte é logo ali, na próxima esquina em que o sonho pode tocar a realidade…", observa a prefaciadora. 

Rosana Andréia é nascida em Cabo Frio e fazedora de cultura na Região dos Lagos. É escritora, professora aposentada, contadora de histórias, artista plástica e palestrante. Com Inquietudes, acumula nove obras publicadas. Em 2021, recebeu da Prefeitura de Cabo Frio a comenda Teixeira e Sousa. Em 2023, foi vencedora do prêmio homônimo. No mesmo ano, recebeu moção de aplausos da Câmara de Cabo Frio. É presidente da Academia Cabo-friense de Letras (ACL). Integra também a Academia de Letras e Artes de Cabo Frio (Alacaf) e a Academia de Letras e Artes da Região dos Lagos (Aleart).

TIPO brochura
FORMATO 12x18
PÁGINAS 108
PESO 100 gramas
ISBN  978-65-88609-34-7
ONDE COMPRAR https://www.sophiaeditora.com.br/inquietudes