sexta, 25 de abril de 2025
sexta, 25 de abril de 2025
Cabo Frio
24°C
Park Lagos
Magnauto site
Cultura

Conceição Evaristo confirma presença em aula inaugural de pré-vestibular social em Cabo Frio

Solenidade acontece nesta quinta (6), às 18h30, no Ciep Hermes Barcellos, no Jardim Esperança

06 julho 2023 - 14h00Por Redação
Conceição Evaristo confirma presença em aula inaugural de pré-vestibular social em Cabo Frio

A professora, linguista e escritora afro-brasileira, Conceição Evaristo, confirmou presença na aula inaugural do pré-vestibular social do CIEP Hermes Barcelos, no Jardim Esperança, em Cabo Frio. A solenidade acontecerá nesta quinta-feira (6), às 18h30. A unidade de educação da rede estadual de ensino atende alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, e fica na Estrada de Búzios, há poucos metros da área central do chamado Grande Jardim. 

Um cadastro de matrícula chegou a ser disponibilizado no Instagram do pré-vestibular, que leva o nome da escritora (@pvsconceicaoevaristo): inicialmente foram oferecidas 50 vagas, mas em poucas horas o número de inscritos chegou a 83 e o link foi temporariamente desativado. Um novo cadastro de matrícula será feito presencialmente durante a aula inaugural.

Maria da Conceição Evaristo de Brito é mineira de Belo Horizonte. Nasceu em 29 de novembro de 1946 em uma família humilde: filha da lavadeira Joana Josefina Evaristo, e criada com a ajuda do padrasto, Aníbal Vitorino, que era pedreiro. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1973, com a ajuda de amigos. Graduou-se em Letras pela UFRJ, e trabalhou como professora da rede pública de ensino da capital fluminense. É Mestre em Literatura Brasileira pela PUC do Rio de Janeiro, com a dissertação Literatura Negra: uma poética de nossa afro-brasilidade (1996), e Doutora em Literatura Comparada na Universidade Federal Fluminense, com a tese Poemas malungos, cânticos irmãos (2011), na qual estuda as obras poéticas dos afro-brasileiros Nei Lopes e Edimilson de Almeida Pereira em confronto com a do angolano Agostinho Neto.

Participante ativa dos movimentos de valorização da cultura negra no Brasil, estreou na literatura em 1990, quando passou a publicar seus contos e poemas na série Cadernos Negros. Hoje ela participa de publicações na Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos, e seus textos são estudados em universidades de todo o mundo. Alguns, inclusive, foram objeto de tese de doutorado.

Nos últimos anos, três de seus livros, que continuam recebendo novas edições no Brasil, foram traduzidos para o Francês e publicados em Paris pela editora Anacaona. Em 2017, o Itaú Cultural de São Paulo realizou a Ocupação Conceição Evaristo contemplando aspectos da vida e da literatura da escritora. No contexto da exposição, foram produzidas as Cartas Negras, retomando um projeto de troca de correspondências entre escritoras negras iniciado nos anos noventa. Em 2018, a escritora recebeu o Prêmio de Literatura do Governo de Minas Gerais pelo conjunto de sua obra. Agora aposentada, Conceição Evaristo é considerada uma das mais influentes literatas do movimento pós-modernista no Brasil.


 

Leia Também

RESISTÊNCIA

Casa de Referência Inês Etienne Romeu segue sob risco de despejo em Cabo Frio

Mesmo com reintegração suspensa no último dia 18, integrantes do Movimento Olga Benário permanecem em vigília; espaço acolhe mulheres vítimas de violência
Luto | Rogério Zera: um artista sonhador e inquieto de coração aldeense
Geral

Luto | Rogério Zera: um artista sonhador e inquieto de coração aldeense

Encontro musical nesta quarta (23) celebra o Dia de São Jorge na Praia do Siqueira, em Cabo Frio
Geral

Encontro musical nesta quarta (23) celebra o Dia de São Jorge na Praia do Siqueira, em Cabo Frio

Falhas no tratamento de esgoto emperram recuperação da Lagoa de Araruama
FISCALIZAÇÃO AUSENTE

Falhas no tratamento de esgoto emperram recuperação da Lagoa de Araruama