quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Alerj Superbanner
Alerj Reb banner
FESTIVAL LIVMUNDI

Coletivo Griot de Cabo Frio participa de festival de sustentabilidade ambiental 

Grupo de pesquisa e tradições afro gravou entrevista para série que fala de personagens que vivem no entorno da Lagoa de Araruama

07 outubro 2020 - 12h31Por Redação

O Coletivo Griot Grupo de Pesquisa, Difusão e Memória em Tradições Afro, de Cabo Frio, participa nesta quarta-feira (7), a partir das 16h, do Festival LivMundi, organizado pelo movimento do mesmo nome, que trata do tema da sustentabilidade ambiental. O grupo gravou uma participação para o painel ‘Territórios RJ’. 

As professoras e fundadoras do coletivo, Márcia ‘Fulô’ Fonseca e Andréia Fernandes, e o professor Fábio Emecê concederam entrevista ao pesquisador, professor e roteirista Marcelo Motta para a série ‘Personagens Lagos’, que retrata os saberes e a cultura de grupos sociais que vivem no entorno da Lagoa de Araruama. A transmissão será feita pelo canal oficial do LivMundi no You Tube.

Além dos três integrantes do Griot, que falaram sobre a formação e o trabalho do coletivo, Motta também colheu depoimentos do pescador e canoeiro Mestre Chonca, de Arraial do Cabo; do salineiro ‘Seu’ Tostão; e Clarêncio Rodrigues, mestre do Teatro de Bonecos.

Márcia se disse surpresa com o convite para participar do festival e celebrou a oportunidade de falar sobre cultura negra e ancestralidade dentro do contexto de sustentabilidade proposto pelo evento.

– Quando recebi o convite para participar fiquei atônita. Como eles sabiam da gente? A ligação foi de Marcelo Motta, um dos organizadores do Festival. Ele disse que muitas pessoas indicaram a gente para essa entrevista sobre a Biodiversidade no território que abrange a Lagoa de Araruama. O Festival LiVMundi traz esse novo conceito de bem viver, viver sustentável, porque as pautas ligadas a preservação do meio ambiente estão totalmente voltadas para as elites, envenenando o termo – comentou a professora.

O Festival LivMundi acontece até a próxima sexta-feira (9). A programação está no site do evento em www.livmundi.com.

O coletivo – O Griot existe desde 2008 na Região dos Lagos, com sede em Cabo Frio, pesquisando, difundindo memórias e contemporaneidades, em ações comprometidas com o antirracismo, com o protagonismo, a identidade e visibilidade cultural afrocentradas.

O Griot desenvolve atividades de Jongo, Ciranda, Coco, Maracatu, dança afro contemporânea, de orixás, gestos, canto, percussão, de contação de história, culinária, exibição de filmes, literatura, palestras e outras ações.