Assine Já
domingo, 01 de agosto de 2021
Região dos Lagos
19ºmax
14ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 46303 Óbitos: 1873
Confirmados Óbitos
Araruama 11418 357
Armação dos Búzios 5492 58
Arraial do Cabo 1574 87
Cabo Frio 12663 757
Iguaba Grande 4763 115
São Pedro da Aldeia 6144 273
Saquarema 4249 226
Últimas notícias sobre a COVID-19
FESTIVAL LIVMUNDI

Coletivo Griot de Cabo Frio participa de festival de sustentabilidade ambiental 

Grupo de pesquisa e tradições afro gravou entrevista para série que fala de personagens que vivem no entorno da Lagoa de Araruama

07 outubro 2020 - 12h31Por Redação

O Coletivo Griot Grupo de Pesquisa, Difusão e Memória em Tradições Afro, de Cabo Frio, participa nesta quarta-feira (7), a partir das 16h, do Festival LivMundi, organizado pelo movimento do mesmo nome, que trata do tema da sustentabilidade ambiental. O grupo gravou uma participação para o painel ‘Territórios RJ’. 

As professoras e fundadoras do coletivo, Márcia ‘Fulô’ Fonseca e Andréia Fernandes, e o professor Fábio Emecê concederam entrevista ao pesquisador, professor e roteirista Marcelo Motta para a série ‘Personagens Lagos’, que retrata os saberes e a cultura de grupos sociais que vivem no entorno da Lagoa de Araruama. A transmissão será feita pelo canal oficial do LivMundi no You Tube.

Além dos três integrantes do Griot, que falaram sobre a formação e o trabalho do coletivo, Motta também colheu depoimentos do pescador e canoeiro Mestre Chonca, de Arraial do Cabo; do salineiro ‘Seu’ Tostão; e Clarêncio Rodrigues, mestre do Teatro de Bonecos.

Márcia se disse surpresa com o convite para participar do festival e celebrou a oportunidade de falar sobre cultura negra e ancestralidade dentro do contexto de sustentabilidade proposto pelo evento.

– Quando recebi o convite para participar fiquei atônita. Como eles sabiam da gente? A ligação foi de Marcelo Motta, um dos organizadores do Festival. Ele disse que muitas pessoas indicaram a gente para essa entrevista sobre a Biodiversidade no território que abrange a Lagoa de Araruama. O Festival LiVMundi traz esse novo conceito de bem viver, viver sustentável, porque as pautas ligadas a preservação do meio ambiente estão totalmente voltadas para as elites, envenenando o termo – comentou a professora.

O Festival LivMundi acontece até a próxima sexta-feira (9). A programação está no site do evento em www.livmundi.com.

O coletivo – O Griot existe desde 2008 na Região dos Lagos, com sede em Cabo Frio, pesquisando, difundindo memórias e contemporaneidades, em ações comprometidas com o antirracismo, com o protagonismo, a identidade e visibilidade cultural afrocentradas.

O Griot desenvolve atividades de Jongo, Ciranda, Coco, Maracatu, dança afro contemporânea, de orixás, gestos, canto, percussão, de contação de história, culinária, exibição de filmes, literatura, palestras e outras ações.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.