quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
27°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
#EUQUEROTEATRO

Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia anunciam reabertura de espaços culturais

Centro cultural cabista e teatro municipal aldeense voltarão a receber público este ano

28 abril 2023 - 08h00Por Redação

Enquanto em Cabo Frio a novela de reabertura do Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb ganha novos capítulos que prorrogam a reabertura do espaço (fechado desde janeiro de 2017), em Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia o público já pode se programar para voltar a frequentar o Centro Cultural Manoel Camargo e o Teatro Municipal Dr. Átila Costa, respectivamente: as duas prefeituras confirmaram à Folha dos Lagos que ambos os espaços serão reabertos ainda este ano.

Fechado para reformas internas e externas desde 2020 (ainda no governo Claudio Chumbinho), a obra do teatro municipal aldeense é fruto de um contrato de repasse celebrado entre a Prefeitura aldeense e o Ministério do Turismo, e deveria ter sido concluída e entregue pelo governo anterior, em dezembro de 2020. Com atraso de pouco mais de dois anos, a inauguração acaba de ser anunciada pelo prefeito Fábio do Pastel para maio.

O projeto inicial previa a instalação de cerca de 140 metros de rede de drenagem na área do estacionamento com assentamento de meios-fios, além de calçamento, serviços de paisagismo e demarcação de vagas para os veículos. As paredes externas também estão sendo recuperadas com serviços de impermeabilização, para garantir maior durabilidade à construção. Outra etapa da obra previa aterro e preparação do terreno para a pavimentação da área de estacionamento com piso intertravado.

Na área interna, o revestimento antigo de carpete foi totalmente retirado, e as paredes pintadas. A rede elétrica também foi trocada. O projeto contempla, ainda, a construção de uma rampa de acesso ao palco e instalação de esquadrias. As intervenções têm como objetivo proporcionar mais conforto e segurança aos usuários, bem como melhorias nos aspectos térmico e acústico.

Com capacidade para 404 lugares, o Teatro Dr. Átila Costa possui uma área de 1.330,26 metros quadrados, palco com 14x8m, camarins, área para cenários e uma Escola de Artes, com quatro grandes salas para oficinas, além de salas de som e iluminação. O salão de entrada é amplo e tem espaço para abrigar exposições de artes plásticas.

Já o Centro Cultural Manoel Camargo, em Arraial do Cabo, fechou para reformas um ano antes, em abril de 2019, no governo do ex-prefeito Renatinho Vianna, motivado por uma série de problemas que vinham se arrastando desde antes de 2017. A previsão era de que a obra fosse concluída e entregue no mesmo ano, o que não aconteceu: em janeiro de 2021, quando o atual prefeito Marcelo Magno assumiu, tudo estava paralisado. Segundo a Prefeitura, o espaço será reaberto em setembro deste ano.

Antes da ampliação, o prédio possuía apenas recepção, sala de exposição, biblioteca, auditório, sala para aulas de dança, além de duas salas administrativas. Pelo projeto inicial, após a reforma o espaço teria em torno de 13 salas novas, um segundo andar com espaços para aula de música, dança, estúdio para artes plásticas e escritório. A capacidade seria ampliada de 85 para 153 pessoas, se tornando uma espécie de um teatro de bolso, com camarim para os artistas e acessibilidade para espectadores. Mas em nota enviada à Folha, o atual governo municipal explicou que uma parte do projeto precisou ser alterada para que o prédio tivesse 100% de acessibilidade. “O projeto antigo, desenvolvido pelo governo anterior, não atendia aos critérios de acessibilidade, possuía erros técnicos e problemas financeiros-orçamentários. Inclusive a tomada de contas foi enviada para o Tribunal de Contas do Estado (TCE)”, informou a Prefeitura.

Com o novo projeto do Centro Educacional e Cultural Manoel Camargo em execução pela atual gestão, o espaço vai ganhar um elevador (para garantir acessibilidade); salas para aulas de música, dança, artesanato, artes plásticas e parte administrativa; um espaço dedicado à formação continuada dos professores da rede municipal de ensino, e profissionais da educação, onde serão realizados treinamentos, capacitações e palestras; e também abrigará um espaço para o desenvolvimento de ações voltadas para as áreas de ciência e tecnologia. “O novo Centro Educacional e Cultural Manoel Camargo foi pensado para ser um centro de estudos, contribuindo para a plena formação dos estudantes da rede municipal de ensino e do corpo docente. O complexo vai ser um importante equipamento público para que os jovens possam descobrir novas habilidades e conhecimentos”, revelou a Prefeitura através de nota.

O prédio contará, ainda, com a volta do Museu Castorina Rodrigues, biblioteca, auditório totalmente reformulado e ampliado, incluindo camarim para apresentações culturais de médio e pequeno porte, sala de costura e figurino. Para a inauguração do novo espaço, a subsecretaria de Cultura de Arraial do Cabo já começou a planejar um grande evento cultural em que vai prestigiar os artistas da cidade e toda a população cabista.