sábado, 20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024
Cabo Frio
25°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
ZONA LARANJA

Cabo Frio tem ocupação de 69% nos leitos de UTI

Dados do Comitê de Crise apontam que Unilagos e UPA do Parque Burle têm lotação máxima

20 junho 2020 - 19h16Por Rodrigo Branco

A rede municipal de Saúde de Cabo Frio está com 69,7% dos leitos de UTI ocupados, de acordo com o relatório do Gabinete de Gestão de Crise da Prefeitura ao qual a Folha dos Lagos teve acesso com exclusividade. Em relação aos leitos convencionais, destinados a pacientes menos graves, a ocupação é de 53,4%.

De acordo com o levantamento do Gabinete de Crise, tanto o Hospital de Campanha Unilagos, unidade de referência para tratar pacientes com Covid-19, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Burle estão com todos os leitos de UTI ocupados. No Hospital São José Operário, esse percentual é de 64%; e na UPA de Tamoios, de 50%.

No caso do Hospital Unilagos, a lotação dos leitos de UTI é máxima desde o último domingo, dia 14. O acompanhamento foi feito diariamente nas duas últimas semanas, desde que o primeiro decreto de reabertura econômica foi assinado pelo prefeito Adriano Moreno (DEM). Levando em conta todas as unidades de Saúde, a maior taxa de ocupação de leitos de UTI foi de 75%, no último dia 9 de junho.

No caso dos leitos convencionais, os números apontam uma sobrecarga na UPA do Parque Burle, que também se encontra com 100% de ocupação. Na sequência vem a UPA de Tamoios, com 78% dos leitos ocupados; o Hospital de Tamoios, com 69%; o Hospital São José Operário (57%); Hospital do Jardim Esperança (25%) e Hospital Unilagos (23%).

Os dados sobre ocupação dos leitos são levados em consideração, juntamente com outros indicadores, para o Índice Geral de Controle (IGC). Dentro de uma escala de zero a 100, o município de Cabo Frio encerrou as duas primeiras semanas de reabertura com IGC de 64,5, o que coloca o município na zona laranja (entre 51 e 90). Pela escala cromática estabelecida pela Prefeitura para a reabertura comercial, ainda existem as zonas verde (IGC de zero a 30); amarela (31 a 50) e vermelha (91 a 100).

Com os dados deste sábado (20), Cabo Frio contabiliza 667 casos confirmados de novo coronavírus, com 51 mortes. De acordo com o Governo do Estado, o município registrou 33 óbitos. Pelo Portal da Transparência de Registro Civil, que reúne dados fornecidos por cartórios, Cabo Frio já teve 77 mortes por Covid-19, desde 16 de março.

De acordo com o relatório do Gabinete de Gestão de Crise da Prefeitura de Cabo Frio, entre os dias 6 e 20 de junho, houve dez mortes, porém foram divulgadas oficialmente 22 no mesmo período, sendo 12 delas entre os dias 16 e 17 de junho.

Segundo a Folha apurou junto à Prefeitura, houve demora na liberação dos exames que confirmaram os óbitos, que não ocorreram nesta quantidade de um dia para o outro. Na ocasião, a Secretaria de Saúde informou “que segue as diretrizes da Secretaria Estadual de Saúde. A unidade de saúde faz o exame do paciente, envia para a vigilância em saúde do município, que por sua vez encaminha para o Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ), que após o resultado, informa à Secretaria de Estado de Saúde, ao município e ao Ministério da Saúde”.