sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Coluna

Simple minds

A Escócia na década de 60, passou por um processo muito parecido com o que aconteceu aqui, na Região dos Lagos. Lá, em 1964, a British Petroleum descobriu enormes reservas de petróleo nas águas profundas e revoltas do Mar de Norte. A tecnologia desenvolvi

16 janeiro 2018 - 12h01

A Escócia na década de 60, passou por um processo muito parecido com o que aconteceu aqui, na Região dos Lagos. Lá, em 1964, a British Petroleum descobriu enormes reservas de petróleo nas águas profundas e revoltas do Mar de Norte. A tecnologia desenvolvida ali para explorar petróleo em águas profundas serviu de modelo para que a Petrobras, pouco tempo depois pudesse explorar as jazidas de óleo nas Bacias de Campos e Santos.

O petróleo do Mar do Norte tornou a Inglaterra autosuficiente, fez com que a Escócia recebesse um caminhão de dinheiro na forma de royalties, gerou empregos, trouxe prosperidade para as cidades daquele país. Mas, depois de 50 anos, os ingleses sabem que a festa vai acabar. Na verdade, ela pode acabar até mais cedo do que os ingleses imaginam, já que tecnologias limpas estão sendo adotadas com grande velocidade.

É possível que antes do último poço secar, a humanidade já tenha abandonado completamente o uso de combustível fóssil.

Seja como for, as cidades escocesas tomaram consciência de que elas terão de sobreviver em um mundo sem petróleo, pior em mundo sem o dinheiro proporcionado por ele. Como fazer então?

Algumas cidades escocesas anunciaram que este ano vão iniciar experimentos no sentido de adotarem um programa de renda básica universal. Isso significa que todos os habitantes destas cidades, independente de sua renda anterior receberão um subsídio. A lógica deste mecanismo reside na suposição de que a renda básica é um mecanismo de correção de desigualdades. Para quem ganha muito, a renda básica dada pelo governo não fará muita diferença, mas para os que ganham menos ela fará diferença, sim.

E por qual motivo os escoceses estão recorrendo a isso? Lá, como aqui, a riqueza do petróleo trouxe também muita desigualdade. A distância entre ricos e pobres ficou maior, e não menor com dinheiro proporcionado pelo petróleo.

Não acho má ideia que algo semelhante seja adotado também aqui no Brasil. Afinal, os recursos dos royalties não impediram que as cidades do Rio de Janeiro entrassem em uma grave crise econômica.

Então por quê motivos os cidadãos ao receberem um tipo de benefício como este fariam pior do que os atuais governos atolados até o pescoço em escândalos de corrupção?

Não custa lembrar que a Escócia foi o berço de Adam Smith que acreditava que os indivíduos, mesmo sem instrução, sabiam mais dos seus interesses do que seus cultos governantes em Londres. Os escoceses têm um ditado: “Simple Minds, Simple Ideas”, mentes simples têm Ideias Simples. A história mostra que muitas vezes estas ideias simples mudaram o Mundo.    

Leia Também

Colaboração e Ciência para salvar vidas

Memória de uma Epidemia-Cólera 1855

IBM - Um obituário e um aviso da História 

Era meados da década de 70, e a Califórnia era, por assim dizer, a capital cultural do mundo naquela época. Sim, Paris era um centro intelectual de grande influência, afinal, pessoas como Jean Paul Sartre e Michel Foucault eram quase tão populares como as

A atualidade de Malba Tahan

Quando criança, um dos primeiros livros que caiu nas minhas mãos foi “O Homem que Calculava”, escrito por Malba Tahan, um pseudônimo do professor Julio César de Melo e Souza. Ambientado no antigo mundo árabe, o livro é um romance, onde cada capítulo conta