sexta, 25 de abril de 2025
sexta, 25 de abril de 2025
Cabo Frio
23°C
Park Lagos
Park Lagos mobile
CABO FRIO

Moradores do Peró temem que reabertura da Praia das Conchas gere riscos à "casa do Tufão"

Segundo eles, estacionamento foi reaberto pela prefeitura neste feriadão "sem enenhum critério"

31 maio 2024 - 14h38Por Redação
Moradores do Peró temem que reabertura da Praia das Conchas gere riscos à "casa do Tufão"

A Casa do Tufão, cenário da novela Avenida Brasil, exibida pela Rede Globo em 2012, e de outras produções da TV e do cinema, está sob risco. Com a reabertura da Praia das Conchas ao público nesta quinta-feira, a Cabana do Pescador, tombada pelo município e pelo Estado do Rio, corre risco de invasão e depredação porque o restaurante que funcionava no local foi fechado por recomendação do Ministério Público Federal (MPF). Vidros das janelas do casario, entre as praias das Conchas e do Peró, já foram quebrados.
 
O acesso à Praia das Conchas, segundo os moradores, foi feito sem controle de estacionamento, e aberto na tarde do feriado de Corpus Christi pela Prefeitura de Cabo Frio após a retirada do entulho dos quiosques demolidos por determinação da Justiça Federal. É o resultado de um imbróglio judicial de mais de 20 anos a partir de uma ação movida pelo MPF porque os imóveis ocupavam terreno de marinha sem autorização da Secretaria do Patrimônio da União. A Cabana do Pescador, construída em 1940, está na mesma situação, mas não será demolida porque é um bem tombado. Dois quiosques ainda continuam de pé porque as ações referentes a estes imóveis ainda não transitaram em julgado em Brasília.

A Cabana do Pescador será o ponto de concentração, neste sábado (1), dos trilheiros que vão participar da abertura da Semana do Meio Ambiente organizada pela coordenação da Área de Proteção Ambiental do Pau-Brasil. Eles vão percorrer as trilhas do Morro do Vigia. Na ocasião, os ambientalistas vão pedir ao Ministério Público (federal e estadual) que cobre da União, do Estado e do Município um projeto para preservar a Cabana do Pescador, que fica na área do Parque Estadual da Costa do Sol (PECS), sob gestão do Instituto Estadual do Ambiente (INEA).

- Toda a comunidade do Peró e da Ogiva está preocupada com a falta de projetos para ordenamento do trânsito e do comércio na praia, além da proteção à Cabana do Pescador, após as medidas determinadas pela Justiça e recomendadas pelo MPF. Tememos a o de outrora no trânsito e nos estacionamentos, com a volta dos flanelinhas, e com o futuro da Cabana do Pescador, que é um dos atrativos turísticos mais visitados e fotografados da Costa do Sol - disse Roberto Saci, morador e hoteleiro no Peró há mais de 30 anos.

Segundo a Secretaria do Meio Ambiente de Cabo Frio, as atividades comerciais na Praia das Conchas estão paralisadas na Praia das Conchas por recomendação do MPF. Os comerciantes que exploravam o restaurante na Cabana do Pescador retiraram as placas e todo o material que havia lá nas áreas interna e externa. O casario fica no início da trilha do Morro do Vigia, com vistas privilegiada para as duas praias, sendo que a do Peró possui a Bandeira Azul, selo internacional de qualidade ambiental. O comércio fixo na areia da Praia do Peró, inclusive o aluguel de mesas, também está proibido, mas os ambulantes com barracas fixas voltaram a ocupar espaços na areia com comercialização de produtos perecíveis.

A Cabana do Pescador foi, em 2017, o refúgio da protagonista Isis Valverde, na novela 'Força do Querer'. O casario foi originalmente criado para ser um abrigo para pescadores. Em 1950, passou a funcionar como restaurante para atender aos banhistas. 

- A Costa do Sol é uma grande Região Turística do Brasil, temos a idade de nosso País, portanto temos cultura, religiosidade e tradições antigas, de uma época que não existiam regulamentos e Leis que impedissem esta ou aquela manifestação cultural, além de construções que foram feitas sem as regras da atualidade. A imagem da Cabana já percorreu o mundo de outrora e continua no imaginário das pessoas que visitam as Praias das Conchas e do Peró.  O CONDETUR da Costa do Sol fica na torcida para que os poderes reguladores e fiscalizadores tenham sabedoria e saibam agir neste momento evitando a perda de nossa rica história – concluiu o presidente do Conselho do Desenvolvimento do Turismo da Costa do Sol (Condetur), Marco Navega.

Leia Também

RESISTÊNCIA

Casa de Referência Inês Etienne Romeu segue sob risco de despejo em Cabo Frio

Mesmo com reintegração suspensa no último dia 18, integrantes do Movimento Olga Benário permanecem em vigília; espaço acolhe mulheres vítimas de violência
Luto | Rogério Zera: um artista sonhador e inquieto de coração aldeense
Geral

Luto | Rogério Zera: um artista sonhador e inquieto de coração aldeense

Encontro musical nesta quarta (23) celebra o Dia de São Jorge na Praia do Siqueira, em Cabo Frio
Geral

Encontro musical nesta quarta (23) celebra o Dia de São Jorge na Praia do Siqueira, em Cabo Frio

Falhas no tratamento de esgoto emperram recuperação da Lagoa de Araruama
FISCALIZAÇÃO AUSENTE

Falhas no tratamento de esgoto emperram recuperação da Lagoa de Araruama