quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Alerj Superbanner
Park Lagos beer fest
DE MALA E CUIA

De saída do governo em Cabo Frio, Aquiles Barreto anuncia ida para o PSD

Político vai assumir Secretaria Especial de Integração Metropolitana do Rio, a convite do prefeito Eduardo Paes

19 junho 2021 - 12h43Por Redação

Prestes da deixar a Secretaria de Governo de Cabo Frio, Aquiles Barreto anunciou nesta sexta-feira (18) a sua ida para o Partido Social Democrático (PSD). O padrinho da mudança é o presidente estadual da legenda, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, que acaba de convidar o político de 35 anos assumir a recém-criada Secretaria Especial de Integração Metropolitana, na capital. Com o convite aceito, Aquiles deixa o PT e vai de mala e cuia para assumir o primeiro cargo fora de Cabo Frio.

"Agradeço ao partido e ao meu grande amigo Eduardo Paes, que além de ser o nosso presidente estadual me recebeu de braços abertos. Vamos em busca dos nossos objetivos", declarou Aquiles em suas redes sociais.

Considerado pelo próprio prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), como um dos artífices da sua vitória eleitoral em 2020, Aquiles chegou lançar pré-candidatura a prefeito, mas declinou de participar do pleito para compor um extenso arco de alianças de apoio a Zé, assim como Rafael Peçanha, hoje na Ciência e Tecnologia; Ruy França, atualmente na Secretaria de Administração; Magdala Furtado, que é a atual vice-prefeita, e Jefferson Vidal, que ocupou a presidência da Comsercaf até abril. 

Filho do ex-secretário e ex-vereador Alfredo Barreto, falecido em 2010, e da ex-secretária de Educação, Laura Barreto, Aquiles foi vereador por dois mandatos e chegou a ser presidente da Câmara entre 2017 e 2018, condição que também o levou a ocupar interinamente a Prefeitura por cerca de 45 dias, entre o afastamento pela Justiça do então prefeito Marquinho Mendes e a eleição suplementar, que deu a vitória a Adriano Moreno.

Sem Aquiles, o prefeito José Bonifácio (PDT) deve fazer o anúncio do substituto no começo da próxima semana. Rumores davam conta de que o líder do governo na Câmara, Davi Souza (PDT) ocuparia a função, mas a movimentação já foi descartada. O primeiro escalão municipal em Cabo Frio passa por momentos de mudança. Também nesta sexta (18), foi confirmada a ida de Elicéa da Silveira para a Secretaria de Educação, no lugar de Flávio Guimarães.