terça, 19 de março de 2024
terça, 19 de março de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos beer fest
SEGUE PARA SANÇÃO DO PREFEITO

Câmara de Cabo Frio aprova moeda social Itajuru e 'Pacotão da Saúde' 

Sessão extraordinária foi remarcada para esta quinta (17), após bate-boca entre vereadores

17 junho 2021 - 11h24Por Redação

A Câmara de Cabo Frio aprovou por unanimidade, nesta quinta-feira (17), o projeto de lei que cria a moeda social Itajuru e o conjunto de projetos com medidas de combate à Covid-19 batizado de ‘Pacotão da Saúde’. A sessão extraordinária foi remarcada depois de um desentendimento entre os vereadores Vanderson Bento (PTB) e Roberto Jesus (MDB) na sessão de terça-feira (15).

Segundo a proposta do governo municipal, o programa será implantado inicialmente no bairro Manoel Corrêa, onde serão selecionadas 500 famílias que receberão mensalmente 200 Itajurus, quantia que equivale a R$ 200, para uso exclusivo nos estabelecimentos comerciais conveniados. O programa, inspirado na moeda social Mumbuca, de Maricá, terá custo mensal de R$ 100 mil para os cofres do município.

O ‘Pacotão da Saúde’, composto por 19 projetos de lei, também foi aprovado sem problemas, em regime de urgência, ou seja, sem a necessidade por passar pelas comissões da Casa. Entre as matérias que agora seguem para a sanção do prefeito José Bonifácio (PDT) estão a inclusão de jornalistas, entregadores de aplicativo, trabalhadores domésticos e cuidadores de idosos nos grupos prioritários de vacinação; a distribuição de cestas básicas aos ambulantes no período da pandemia; e a permissão para que empresas possam comprar vacinas contra Covid para seus funcionários.

Além disso, foi derrubado um veto parcial do prefeito ao projeto da vereadora Carol Midori (Democracia Cristã), que institui o programa municipal de castração dos animais de rua. Após uma reunião de Carol com Bonifácio, a base do governo orientou os vereadores a derrubar o veto ao projeto da vereadora, depois que o prefeito se comprometeu a implantar o programa no município.