domingo, 21 de julho de 2024
domingo, 21 de julho de 2024
Cabo Frio
19°C
Park Lagos
Park Lagos 2
ANO LETIVO 2024

Uerj abre inscrições para vestibular em Cabo Frio

Prazo para os candidatos aos cursos de medicina, geografia e ciências ambientais termina dia 25 de abril

12 abril 2023 - 15h11Por Redação
Uerj abre inscrições para vestibular em Cabo Frio

Termina no próximo dia 25 de abril o prazo de inscrição para o 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2024 promovido pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). O anúncio foi feito nesta terça-feira (11) pela instituição, que afirmou que a data também vale para os candidatos interessados em ingressar no campus de Cabo Frio, que em 2024 vai iniciar os cursos de graduação em medicina, geografia e ciências ambientais. 

Oficialmente as inscrições para o vestibular 2024 foram abertas nesta terça-feira (11), e devem ser feitas pelo site www.vestibular.uerj.br. No caso específico de Cabo Frio, a universidade estadual informou que, “conforme edital, a escolha de curso e a opção pelo sistema de cotas não serão feitas neste momento”. Podem se candidatar aqueles que tenham concluído o Ensino Médio, ou estejam cursando o último ano. 

A primeira das três fases classificatórias está marcada para 4 de junho. As outras duas serão em 3 de setembro e 3 de dezembro. As duas primeiras provas serão compostas por questões de múltipla escolha de quatro áreas do conhecimento: linguagens, matemática; ciências da natureza e ciências humanas. A última engloba redação e duas provas específicas. 

Entre os conteúdos cobrados também estão quatro livros de literatura. Para este exame, o indicado é “O meu amigo pintor”, de Lygia Bojunga. Para os demais, foram escolhidos “Anos de chumbo”, de Chico Buarque (2º Exame de Qualificação); “Coração, cabeça e estômago”, de Camilo Castelo Branco (prova de Língua Portuguesa e Literaturas, no Exame Discursivo); e “O menino do pijama listrado”, de John Boyne (para a prova de Redação). 

O anúncio do vestibular da Uerj em Cabo Frio vem após meses de polêmicas e incertezas, em meio à luta da universidade com a Fundação Educacional da Região dos Lagos (Ferlagos) pela ocupação do prédio da tradicional faculdade cabo-friense. Após meses de briga judicial, em março a 27ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro garantiu à Uerj a imissão de posse parcial do prédio da Ferlagos.

À Folha, advogados da faculdade de Cabo Frio garantiram que vão continuar buscando a anulação da desapropriação. 

- Entretanto, caso não reste outra alternativa, vamos providenciar a construção de uma nova sede em local ainda a ser definido, com a utilização dos recursos desembolsados pelos Estado para a aquisição do prédio da Ferlagos. Na verdade, faremos aquilo que a Uerj poderia ter feito desde o primeiro momento em que decidiu vir para Cabo Frio, que é escolher um local e construir sua sede - informaram os advogados.

Enquanto isso não acontece, as duas instituições de ensino superior precisarão dividir parte do espaço por um período de 18 meses. Mas o acesso da Universidade Estadual do Rio de Janeiro será restrito. De acordo com o que foi estipulado pelo Tribunal de Justiça, a faculdade cabo-friense continuará a fazer uso de todos os espaços do prédio, enquanto a Uerj terá acesso somente a 17 salas. A administração do imóvel, em relação a custos de manutenção (água, luz e outros) será de responsabilidade exclusiva da universidade estadual enquanto perdurar o período de 18 meses estabelecido pela Justiça.