quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
23°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
SONHO ANTIGO

Estado vai desapropriar imóveis para abrir campus da Uerj em Cabo Frio

Governador assinou decreto que torna de utilidade pública o antigo prédio da Ferlagos e o Hospital Universitário

24 dezembro 2021 - 10h38Por Redação

O antigo sonho de Cabo Frio de ter um campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) teve mais um passo dado rumo à sua concretização. O governador Cláudio Castro assinou um decreto que torna de utilidade pública os imóveis da antiga Ferlagos e do atual Hospital Universitário Reitor Hésio Cordeiro, da própria Uerj. A medida, publicada no Diário Oficial do Estado da última segunda-feira (20), abre caminho para a desapropriação dos prédios para instalar um Polo Avançado na cidade.

– Estamos dando sequência à política de interiorização da Uerj, que visa estar presente em vários municípios fluminenses,  oferecendo ensino público de qualidade  com foco na pesquisa, extensão e inovação. Uma das prerrogativas para a criação do novo campus era a obtenção desses imóveis de forma definitiva – afirma o reitor Ricardo Lodi. 

No decreto, o governador faz referência à necessidade de oferta pública de ensino, pesquisa, extensão e inovação no Estado do Rio de Janeiro, "para alcançar regiões como a Região dos Lagos, em específico o Município de Cabo Frio, que demandam política pública de inclusão".

Desde a inauguração do hospital em Cabo Frio, que vem funcionando de forma estratégica  para acelerar a fila de cirurgias da Secretaria do Estado de Saúde, a Uerj vem demonstrando interesse em ampliar a presença na Região dos Lagos.

– Nossa ideia é implantar a Faculdade de Ciências Médicas, que vai  se beneficiar das instalações do Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro, além dos cursos de Ciências Ambientais e Geografia – declara Lodi.