segunda, 23 de março de 2026
segunda, 23 de março de 2026
Cabo Frio
23°C
Magnauto
seminário

Seminário sobre a Consciência Negra acontece em Cabo Frio

Programação apresenta palestras para debater temas como intolerância e racismo

16 novembro 2016 - 11h14
Seminário sobre a Consciência Negra acontece em Cabo Frio
Nesta sexta-feira, dia 19, às 18h30 acontece em Cabo Frio o 3° Seminário Consciência Negra em Debate: racismo, discriminação e intolerância na Sociedade Brasileira.

Na programação acontecem duas palestras: "Genocídio como recurso civilizacional" da pesquisadora PET Conexões de Saberes e Diversidades UFRJ Caroline Amanda Lopes Borges, e "Casamento de escravos e sua inserção no rol de direitos do indivíduo" do professor de Direito Fábio Pereira. Haverá ainda exposição e oficina sobre turbantes e moda afro com a artista Joice Emiliano.
 
“Estamos certas da necessidade de aprofundar o debate acerca da questão racial, cuja desigualdade latente é verificável em todos indicadores sociais no Brasil. O Seminário tem por objetivo refletir sobre esta questão e a universidade precisa estar atenta e oferecer aos alunos e comunidade subsídios que contribuam para superação desse paradigma e construção de uma sociedade livre do racismo, enfatizou a professora de Serviço Social Maria Clara Arruda.

O 3° Seminário Consciência Negra em Debate é organizado pelos estudantes e professores do curso de Serviço Social da universidade Estácio de Sá, Campus Cabo Frio (Rodovia General Alfredo Bruno Gomes Martins, s/n°, Braga). A entrada é pública e gratuita e acontece na sala E 101.

Leia Também

Luto: escritor cabo-friense Célio Mendes Guimarães, aos 96 anos, deixa legado de amor à literatura
Cultura

Luto: escritor cabo-friense Célio Mendes Guimarães, aos 96 anos, deixa legado de amor à literatura

35ª Semana Teixeira e Souza começa neste fim de semana em Cabo Frio
CULTURA

35ª Semana Teixeira e Souza começa neste fim de semana em Cabo Frio

Grupo Iguais denuncia Guarda de Cabo Frio ao MP por homofobia e violência em bar
VIOLÊNCIA NO CANAL

Grupo Iguais denuncia Guarda de Cabo Frio ao MP por homofobia e violência em bar

Geral

Prefeitura de Cabo Frio vai recorrer de decisão que anulou eleição do Conselho de Patrimônio

Governo municipal prepara defesa jurídica para manter atual composição do órgão e evitar nova eleição em 30 dias