quarta, 24 de abril de 2024
quarta, 24 de abril de 2024
Cabo Frio
23°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
CALOTE NA PANDEMIA

Sem bolsas, Hemolagos deixa de fazer coletas de sangue

Atraso de repasses, sobretudo de Cabo Frio, atrapalhou planejamento, aponta diretor

30 julho 2020 - 22h43Por Rodrigo Branco

Banco de sangue responsável por atender a nove municípios da Baixada Litorânea, o Hemolagos, que fica em Cabo Frio, está impossibilitado de receber doações por falta de bolsas. Por esse motivo, ficou fechado nesta quinta-feira (30) e só deverá ser reaberto na segunda (3), caso consiga resolver a questão, segundo o diretor da unidade, Marcelo Paiva Paes.

O motivo para a falta do insumo básico é a inadimplência de alguns dos municípios que fazem parte do consórcio, em especial de Cabo Frio, que faz o maior aporte – cerca de R$ 22 mil dos R$ 88 mil mensais recebidos pelo Hemolagos das prefeituras. Segundo o diretor, a falta de pagamento de Cabo Frio ao longo dos últimos anos, associado à falta de repasse da verba carimbada do SUS, que vem pelo município, prejudicou o planejamento.

– O município que regulamente não paga é Cabo Frio. Mas a gente vai se virando porque os outros municípios pagam e tem o dinheiro do SUS, que é do Ministério da Saúde, que vem via Cabo Frio. Agora, esse mês, até esse dinheiro atrasou e esse dinheiro não é de Cabo Frio, é do Ministério da Saúde, é com relação ao que a gente produz. E, normalmente entra dia 27 e 28 e, este mês, não entrou. Eles também não falaram nada. Eles mudaram as pessoas do Fundo (Municipal de Saúde) e eu não tenho mais como falar com as pessoas do Fundo – explica Marcelo Paiva Paes.

A unidade segue funcionando para repassar as bolsas que estão no estoque para os hospitais da região. O diretor do Hemolagos espera que entre o dinheiro referente ao município de Rio de Ostras para normalizar a situação no começo da próxima semana. Enquanto isso, a unidade seguirá sem receber doações.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde disse que o município de Cabo Frio reconhece a importância do Hemolagos para a Região dos Lagos e assim como os outros municípios conveniados atravessa uma terrível crise financeira. Segundo a pasta, mesmo diante de tantas dificuldades vai autorizar a quitação de uma das três parcelas que estão em atraso com o Banco de Sangue até a próxima segunda-feira, 3 de agosto.

A secretaria informou ainda que até o dia 31 de agosto fará o possível para a quitação de mais parcelas e também afirma que os repasses referentes ao SUS estão em dia. Por fim, a pasta afirma que as parcelas que estão em atraso estão diretamente ligadas a arrecadação Municipal que foi prejudicada por conta da pandemia.

Além de Cabo Frio, o Hemolagos atende aos municípios de Saquarema, Araruama, Armação de Búzios, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Casimiro de Abreu, Arraial do Cabo e Rio das Ostras.