Após matéria da Folha indicando que está sendo ignorado em Cabo Frio decretos estadual e municipal que suspendem a operação dos terminais aeroviários, o Aeroporto Internacional se posicionou afirmando que obedece os protocolos estipulados pela Anvisa a respeito do Covid-19 desde o dia 1º de feveriero. Segundo o presidente do Conselho de Administração do aeroporto, Eduardo Valle, os voos comerciais estão sendo reduzidos. Essa decisão, afirma ele, cabe às companhias aéreas.
- Já estamos seguindo todas as recomendações da Anvisa, bem antes da publicação dos decretos. No que diz respeito ao decreto do governador Witzel, não tem nenhuma manifestação expressa a respeito de fechamento de aeroportos, até porque isso diz respeito a órgãos federais. O aeroporto é uma estrutura estratégica de utilidade pública. Tem que ter uma ordem federal para fechamento. Senão, podemos prejudicar um eventual atendimento de emergência. Não temos autoridade para cancelar voos. Quem tem autoridade para cancelar voos são empresas aéreas - afirmou Eduardo Valle.
O presidente do Conselho de Administração disse ainda que o aeroporto está disponível para "atendimentos em situações emergenciais" e que segue "todas as determinações necessárias para receber funcionários, clientes e colaboradores".
Em texto publicado no site do aeroporto, foi relatado que um voo cargueiro regular vindo do México e de Miami (MIA CFB) "não sofreu qualquer alteração para poder trazer sua carga importada em segurança" e que "a United Airlines mantém até o momento os seus voos de passageiros desde Houston".
Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.
Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.