quarta, 01 de maio de 2024
quarta, 01 de maio de 2024
Cabo Frio
27°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
CORTE DE GASTOS

Prefeitura volta atrás e anuncia suspensão de contratos restrita à Educação

Também haverá exoneração de cargos comissionados e cancelamento de licitações por causa da queda na arrecadação

29 abril 2020 - 19h45Por Redação

Uma hora após divulgar que demitiria todos os funcionários contratados de forma temporária na administração municipal, a Prefeitura de Cabo Frio voltou atrás e afirmou que os desligamentos acontecerão somente na Educação. Também haverá exoneração de cargos comissionados e cancelamento de licitações em toda a administração pública direta e indireta em virtude da ausência de recursos financeiros.

Em nota, a Prefeitura afirmou que "terá que tomar medidas drásticas para manter o funcionamento da máquina pública". "A perda financeira totalizou 70% na entrada de recursos próprios e 23% nos royalties do petróleo, sendo a menor renda mensal dos últimos anos", diz o texto.

“A queda da arrecadação foi muito maior do que a prevista. Penso todos os dias nas famílias que sofrerão com a perda do posto de trabalho, mas não tenho outra escolha. É muito sofrido para mim, como prefeito, ter que tomar uma decisão como esta”, declarou o prefeito Adriano Moreno.

De acordo com a coordenadora-geral do Sindicato dos Profissionais da Educação de Cabo Frio (SepeLagos), Cíntia Machado, a decisão vai causar uma 'catástrofe social' na cidade. A sindicalista criticou o governo por chegar a emitir um comunicado dizendo que não haveria demissões no setor.

– Nesta semana já havíamos solicitado audiência virtual com o secretário de educação e, na pauta, estava a questão dos contratados, pois já haviam problemas em relação aos que ainda não haviam sido contratados para este ano letivo. Acabamos de receber a notícia e comunicar o departamento jurídico, que tem mantido contato com o Ministério Público do Estado do Rio em relação às demissões nos outros municípios e não fará diferente em Cabo Frio – anunciou a coordenadora do Sepe Lagos.