quinta, 18 de dezembro de 2025
quinta, 18 de dezembro de 2025
Cabo Frio
21°C
Magnauto
Geral

Prefeitura garante que vai melhorar acessos ao Peró

Vias de acesso a bairro que tem praia com selo Bandeira Azul estão em condições precárias

24 outubro 2019 - 20h56
Prefeitura garante que vai melhorar acessos ao Peró

A Prefeitura de Cabo Frio vai fazer obras emergenciais para melhorar as condições de acesso ao Peró. A garantia foi dada, na tarde de anteontem, pelo assessor especial de Obras, Eduardo Leal, após reunião no Hotel Malibu durante a qual a prefeitura, através da Secretaria de Turismo, apresentou os planos para a alta temporada. As vias de acesso ao Peró estão cheias de buraco, sem sinalização e precisando urgente de obras de correção do sistema de drenagem.
Eduardo Leal garantiu que faltam pequenos detalhes burocráticos para finalizar a aquisição de massa asfáltica que será usada na recuperação das vias de Cabo Frio. Prometeu, contudo, obras de emergenciais com vistas à alta temporada, mas assegurou que o projeto é recapear a via principal de acesso ao Peró e do bairro Cajueiro, vizinho ao Peró.
– O recapeamento envolve uma série de questões técnicas para que o asfalto não se deteriore com a chuva. O objetivo é fazer um trabalho correto e definitivo – prometeu Leal.
Presente ao evento, a presidente da Associação Comercial e Industrial de Cabo Frio, Patrícia Cardinot, disse que ficou assustada com as condições de acesso ao Peró:
– Uma praia que tem a honra de desfraldar a Bandeira Azul precisa ter um acesso digno. Levei um grupo de empresários de alto nível para conhecer o Peró e confesso que fiquei envergonhada. As obras precisam ser urgentes – cobrou.
Roberto Saci, do grupo Amigos do Peró, previu uma grande procura ao Peró no verão por causa do vazamento de óleo no Nordeste, a divulgação da Bandeira Azul e a diminuição da Faixa de areia da Praia do Forte:
– Precisamos urgente de melhor acesso e ordenamento. Há uma preocupação muito grande com a alta temporada. Há uma invasão anunciada e até agora não temos a garantia do ordenamento – disse o hoteleiro.
Presidente do Cabo Frio Convention Bureau, Maria Inês Oliveiros também mostrou a mesma preocupação:
–  Estamos ansiosos e extremamente preocupados.
Durante a reunião, com a presença do trade turístico, o secretário municipal de Planejamento, Felipe Araújo, disse que no último verão a prefeitura tentou em vão ordenar o acesso de veículos ao Peró (e em consequência a Búzios). O projeto era estabelecer o regime de mão única na via paralela à Rua dos Biquínis e na Samuel Lessa (via que corta o Jacaré). O teste, contudo, não foi feito por pressão dos comerciantes da Gamboa, que temiam perder clientes:
– A prefeitura foi bombardeada antes de fazer o teste. Tentamos fazer, mas cortaram pela raiz. A cidade precisa urgente de uma conexão com o Peró, principalmente na alta temporada. A prefeitura também tentou fazer a limpeza das calçadas na Samuel Bessa, mas foi rechaçada. As pessoas precisam se despir de vaidades e pensar na cidade como um todo – apelou o secretário.
Felipe Araújo acrescentou que a medida em médio prazo para melhorar a conexão da cidade com o Peró é uma parceria público-privada que vai asfaltar a Estrada do Nelore, de 2,5 quilômetros, que liga a Avenida Wilson Mendes à Estrada do Guriri. Ele prevê que, com o novo acesso, as pessoas terão mais conforto para fazer comprar na Rua dos Biquínis. A obra vai tirar o tráfego pesado da Gamboa e do Jacaré.

Leia Também

IFF Cabo Frio abre chamada pública para compra de alimentos da agricultura familiar
Cultura

IFF Cabo Frio abre chamada pública para compra de alimentos da agricultura familiar

MEIO AMBIENTE

MPF aciona governo de Cabo Frio para cessar poluição em Comunidade Quilombola de Maria Joaquina

Ação pede medidas urgentes para impedir lançamento de esgoto, reparação integral dos danos ambientais e indenização mínima de R$ 1,2 milhão
Éric Rebière fica perto de se tornar o primeiro surfista a completar uma trilogia de ficção original
Esportes

Éric Rebière fica perto de se tornar o primeiro surfista a completar uma trilogia de ficção original

Região dos Lagos conquista medalha inédita na Olimpíada Brasileira de Matemática
EDUCAÇÃO

Região dos Lagos conquista medalha inédita na Olimpíada Brasileira de Matemática