terça, 01 de julho de 2025
terça, 01 de julho de 2025
Cabo Frio
20°C
Park Lagos
MEIO AMBIENTE

Prefeitura de Cabo Frio vai analisar água do Canal do Itajuru

Exame mensal será feito em seis pontos da cidade, inclusive na Lagoa de Araruama

21 fevereiro 2020 - 13h44Por Rodrigo Branco

Depois do Carnaval, a  Prefeitura de Cabo Frio vai passar a fazer a análise da água no Canal do Itajuru e da Lagoa de Araruama. A informação foi confirmada ontem pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira.

Segundo ele, a medida foi tomada para que o município tenha um banco de dados e possa agir mais rapidamente em caso de vazamento de esgoto, como o que aconteceu próximo à Ponte Feliciano Sodré, há duas semanas, depois de uma forte chuva na cidade. As imagens viralizaram na internet. 

Na ocasião, a concessionária de esgoto, a Prolagos, afirmou que se tratava do escoamento de água proveniente das fortes chuvas, levando todo o tipo de material que está nas vias públicas e na rede de drenagem. Cabo Frio não tem rede separadora de esgoto e águas pluviais.

A análise será feita mensalmente por um laboratório credenciado pelo Institutio Estadual do Ambiente  (Inea). O trabalho será custeado com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente. 

Segundo o secretário, o laboratório foi escolhido por meio de licitação e o serviço começará  nas próximas semanas. Ao todo, serão monitorados seis pontos entre a Praia do Siqueira e a Boca da Barra, incluindo a saída na altura do cemitério Santa Isabel e nas Palmeiras.

– A gente já assinou o contrato, e na semana que vem vai fazer o empenho, Vamos esperar passar o Carnaval para começar a a fazer as análises. Quem tem a obrigação legal de fazer a balneabilidade é o Inea. Mas é uma forma de ter o controle tambpém. Quando houver vaamento de esgoto pode dar uma pronta resposta porque tem uma análise. Isso é importante porque sem análise, a multa fica fragilizada. 

Na área da Lagoa/Canal, o Inea faz análises de balneabilidade na Praia do Siqueira, nas Palmeiras e na Passagem. De acordo com a última verificação, feita no dia 4 de fevereiro, os três locais estão mpróprios para banho.