O registro de despejo de esgoto no Canal do Itajuru, feito por um morador após a chuva da manhã desta sexta-feira (7), causou indignação em Cabo Frio. As imagens feitas nas proximidades da Ponte Feliciano Sodré mostram o líquido escuro saindo de duas tubulações subterrâneas e desaguando no Canal. A força com que saía o esgoto chegou a virar um pequeno barco que estava atracado no local.
O vídeo postado nas redes sociais, rapidamente viralizou, provocando o protesto de ambientalistas e de outros moradores. Em nota enviada para a reportagem, a Prolagos afirmou que se tratava do escoamento de água proveniente das fortes chuvas que caíram desta manhã em Cabo Frio, levando todo o tipo de material que está nas vias públicas e na rede de drenagem, como óleo, lixo, resíduos da poluição urbana, entre outros.
Ainda segundo a concessionária responsável pela distribuição de água e pela coleta e tratamento do esgoto, a localidade é contemplada pelo sistema de esgoto coleta em tempo seco.
“Em complemento ao sistema coleta em tempo seco, foi apresentado projeto para a implantação da rede separadora em todos os municípios”, conclui o texto.
Uma equipe da Prolagos foi até o local na parte da tarde para avaliar a situação e mostrar que a situação já estava normalizada.
Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.
Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.