quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
27°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
FLEXIBILIZAÇÃO CONFIRMADA

Prefeitura de Cabo Frio inicia reabertura gradual do comércio na segunda-feira (4)

Decreto assinado pelo prefeito Adriano Moreno permite funcionamento de outros tipos de estabelecimentos, além dos considerados essenciais

30 abril 2020 - 17h57Por Rodrigo Branco

O comércio de Cabo Frio começará a ser reaberto gradualmente a partir da próxima segunda-feira (4). O prefeito Adriano Moreno (DEM) assinou nesta quinta-feira (30) um decreto (nº 6242), que relaxa as medidas de restrição ao funcionamento dos estabelecimentos comerciais na cidade. O documento institui o Plano Estratégico de Retomada Gradativa das Atividades Econômicas do Município de Cabo Frio.

Desta forma, no começo da próxima semana, além do comércio considerado essencial, como supermercados, padarias e farmácias, poderão retomar as atividades as óticas; escritórios de profissionais liberais; imobiliárias e administradoras de imóveis; serviços de corretagem de imóveis e seguros; lojas de material de construção, ferragem e de equipamento de proteção individual; borracharias e oficinas mecânicas.

Segundo o decreto, os estabelecimentos comerciais e escritórios poderão funcionar das 8h às 16h. Em particular, as óticas deverão funcionar com sistema de agendamento. Um cliente deverá ser atendido por vez, e os equipamentos higienizados a cada atendimento. De modo geral, a permissão para que os estabelecimentos funcionem está condicionada à adoção de medidas de segurança e higienização, como a proibição de entrada de clientes sem máscaras, a disponibilidade de equipamentos de proteção para os funcionários e de álcool gel ou 70 para os clientes. Entre outras obrigações, estão ainda a disponibilidade de lixeiras para descarte de máscaras e a proibição de aglomeração no interior dos estabelecimentos.

Em entrevista ao jornalista Sidnei Marinho, da TV Litoral News, na última segunda-feira (27), o prefeito já havia antecipado a possibilidade de flexibilizar as medidas de isolamento social, mediante um avanço mais lento da epidemia de novo coronavírus no município. Adriano afirmou que o Gabinete fará avaliações periódicas do cenário da saúde e, dependendo da evolução da epidemia, o governo pode rever o relaxamento.

–  Fazemos estudos semanais. Se nossa curva se mantiver como está, vamos aumentar flexibilidade. Se vermos que a curva começou a subir, vamos ter que dar um passo atrás. Vamos trabalhar em cima de dados científicos. Já estamos no estágio que precisamos fazer flexibilização. Não é para pessoas irem à praia, achar que estão de férias. É para fazer com que que a economia comece a movimentar – disse na ocasião.

Segundo a Folha apurou nos bastidores do meio empresarial da cidade, há conversas para que outros segmentos comerciais tenham o funcionamento liberado a partir do dia 11, caso não haja evolução considerada significativa no número de casos no município.

A flexibilização em Cabo Frio vai na contramão da política adotada pelo Governo do Estado e de municípios vizinhos. O governador Wilson Witzel (PSC) anunciou nesta quinta que as medidas de quarentena serão estendidas até o próximo dia 11. Por sua vez, o secretário estadual de Saúde Edmar Santos não descartou a possibilidade de o estado decretar ‘lockdown’ (isolamento total e restrição máxima de circulação) por conta da sobrecarga no sistema de Saúde por causa do tratamento de pacientes de Covid-19. Também nesta quinta, a Prefeitura de Araruama anunciou o endurecimento nas regras de funcionamento do comércio, uma semana após decretar rodízio para os estabelecimentos não essenciais.

O decreto de reabertura gradual do comércio também ocorre no dia em que o município registrou a quarta morte pela doença, de uma mulher de 47 anos. Segundo o boletim divulgado pela Secretaria municipal de Saúde nesta quinta, Cabo Frio tem 32 casos confirmados de Covid-19 e 143 pacientes aguardando resultados de testes.