terça, 29 de abril de 2025
terça, 29 de abril de 2025
Cabo Frio
24°C
Magnauto
Magnauto site
DESIGUALDADE NA EDUCAÇÃO

Levantamento aponta crise de climatização e desigualdade estrutural nas escolas de Cabo Frio

Relatório do CAS-Fundeb revela ainda que unidades periféricas são as que mais sofrem com abandono, expondo condições insalubres para estudantes e educadores

18 março 2025 - 10h59Por Redação

O Sepe Lagos (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro , núcleo Região dos Lagos) divulgou, na última semana, o resultado de um recente levantamento realizado pelo Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS-Fundeb) de Cabo Frio. O relatório, divulgado na edição impressa da Folha da última sexta-feira (14), expõe a grave situação de climatização nas escolas municipais, e confirma denúncias veiculadas pelo jornal na edição do dia 28 de fevereiro deste ano.

Naquela ocasião, o jornal ouviu pais de alunos da rede municipal de Cabo Frio que denunciavam a precariedade na estrutura de algumas escolas da cidade. Segundo eles, as aulas haviam sido retomadas sem que todas as salas de aulas estivessem climatizadas, causando desconforto e colocando em risco a saúde dos estudantes. Com as altas temperaturas registradas na cidade, crianças e adolescentes estariam enfrentando dificuldades para se concentrar, além de relatarem casos de mal-estar, como tonturas e dores de cabeça.

O estudo realizado pelo CACS-Fundeb foi feito entre os dias 18 e 27 de fevereiro. Um formulário foi enviado para 87 unidades escolares de Cabo Frio, das quais 85 responderam. O resultado, segundo o órgão, é preocupante. O documento aponta que das quase 90 escolas municipais, apenas nove têm 100% das salas de aula climatizadas, 26 unidades não possuem nenhum aparelho de ar-condicionado, e outras 29 contam com aparelhos em menos da metade das classes. Além disso, 35% das escolas têm ventiladores funcionando em todas as salas, mas muitos estão em más condições ou são insuficientes para o tamanho das turmas.

A desigualdade regional, segundo o sindicato, é evidente: as escolas localizadas na área central têm mais salas climatizadas, enquanto as unidades em áreas quilombolas ou de difícil acesso sofrem com a falta de investimento. Um exemplo é a Escola Municipal Professora Catharina da Silveira, que não tem nenhum aparelho de ar-condicionado nas salas de aula.  Foi diagnosticado ainda que nenhuma unidade de ensino da cidade possui climatização nas cozinhas.

Para o Sepe Lagos, esse padrão de negligência nas escolas situadas em comunidades mais vulneráveis configura racismo ambiental. “O conceito refere-se à distribuição desigual dos impactos ambientais negativos sobre populações historicamente marginalizadas”, disse o sindicato, em nota. A entidade sindical explicou ainda que no contexto das escolas municipais de Cabo Frio, crianças e trabalhadores da educação em áreas periféricas e quilombolas enfrentam de forma muito mais precária o calor extremo e condições insalubres, enquanto unidades localizadas em regiões centrais recebem mais investimentos e infraestrutura adequada. Essa disparidade, segundo o Sepe, “compromete o direito à educação em condições igualitárias, perpetuando as desigualdades sociais já existentes”.

O levantamento também confirma outra situação que havia sido denunciada pela Folha: a existência de diversos outros problemas estruturais. Em 12 escolas, a fiação elétrica é inadequada para suportar a carga dos aparelhos de ar-condicionado, enquanto em nove unidades há problemas externos, como a falta de adequação da carga pela empresa de energia elétrica. Além disso, 34 escolas têm aparelhos de ar-condicionado sem funcionar ou em mau estado por falta de manutenção. A Folha pediu nota à Prefeitura sobre a falta de climatização na maioria das salas de aula das escolas da rede municipal, mas não houve resposta.

Leia Também

Jovem autista de São Pedro da Aldeia se despede emocionado do Papa Francisco
PAPA DA INCLUSÃO

Jovem autista de São Pedro da Aldeia se despede emocionado do Papa Francisco

Editora cabo-friense, Sophia expõe obras em feira de livro de Belo Horizonte
Cultura

Editora cabo-friense, Sophia expõe obras em feira de livro de Belo Horizonte

RESISTÊNCIA

Casa de Referência Inês Etienne Romeu segue sob risco de despejo em Cabo Frio

Mesmo com reintegração suspensa no último dia 18, integrantes do Movimento Olga Benário permanecem em vigília; espaço acolhe mulheres vítimas de violência
Luto | Rogério Zera: um artista sonhador e inquieto de coração aldeense
Geral

Luto | Rogério Zera: um artista sonhador e inquieto de coração aldeense