terça, 19 de março de 2024
terça, 19 de março de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos beer fest
MEMÓRIA EM RUÍNAS

Galpão de Sal é o assunto do Conselho Municipal de Patrimônio nesta segunda-feira (2)

Reunião extraordinária é convocada após polêmica sobre retirada de escombros da área

02 agosto 2021 - 12h07Por Redação

O Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Cabo Frio vai realizar uma reunião extraordinária nesta segunda-feira (2), às 17h, para debater e deliberar sobre o processo administrativo nº 17.298/2021, referente ao Galpão do Sal, que ficava na Avenida Almirante Barroso, na Passagem.

O destino do imóvel, que ficava em área privada, era alvo de debate e muita polêmica desde 2017, quando o proprietário entrou com o pedido de demolição. Sem uma definição sobre tombamento ou demolição, a deteriorada estrutura do galpão desabou no ano passado por ação natural, segundo laudo da Polícia Civil.

Na semana passada, a controvérsia reacendeu, após vir à público uma decisão do prefeito José Bonifácio (PDT), de 14 de julho, de permitir a retirada de escombros da área, após o restante da estrutura ter sido colocado abaixo. Em matéria publicada na edição impressa que está nas bancas, a Folha mostra a diferença no local, à época do desabamento e atualmente. Defensores do patrimônio histórico lamentaram e criticaram a ação da Prefeitura no episódio.

Na manhã desta segunda (2), Bonifácio se reuniu com integrantes do governo que fazem parte dos Conselhos de Cultura e de Patrimônio para falar sobre o assunto e discutir o que será feito da área do entorno do Galpão de Sal, incluindo o bairro da Passagem.

A reunião desta tarde ser transmitida ao vivo pelo Facebook da Secretaria de Cultura de Cabo Frio, por meio da plataforma Google Meet. Os ouvintes deverão se inscrever pelo formulário https://forms.gle/TZnsiJXW1iBbv6r56 para receber o link da reunião. Só participa do encontro quem estiver inscrito pelo formulário. Quem não se inscrever, vai acompanhar somente pelo Facebook.