O Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Cabo Frio vai realizar uma reunião extraordinária nesta segunda-feira (2), às 17h, para debater e deliberar sobre o processo administrativo nº 17.298/2021, referente ao Galpão do Sal, que ficava na Avenida Almirante Barroso, na Passagem.
O destino do imóvel, que ficava em área privada, era alvo de debate e muita polêmica desde 2017, quando o proprietário entrou com o pedido de demolição. Sem uma definição sobre tombamento ou demolição, a deteriorada estrutura do galpão desabou no ano passado por ação natural, segundo laudo da Polícia Civil.
Na semana passada, a controvérsia reacendeu, após vir à público uma decisão do prefeito José Bonifácio (PDT), de 14 de julho, de permitir a retirada de escombros da área, após o restante da estrutura ter sido colocado abaixo. Em matéria publicada na edição impressa que está nas bancas, a Folha mostra a diferença no local, à época do desabamento e atualmente. Defensores do patrimônio histórico lamentaram e criticaram a ação da Prefeitura no episódio.
Na manhã desta segunda (2), Bonifácio se reuniu com integrantes do governo que fazem parte dos Conselhos de Cultura e de Patrimônio para falar sobre o assunto e discutir o que será feito da área do entorno do Galpão de Sal, incluindo o bairro da Passagem.
A reunião desta tarde ser transmitida ao vivo pelo Facebook da Secretaria de Cultura de Cabo Frio, por meio da plataforma Google Meet. Os ouvintes deverão se inscrever pelo formulário https://forms.gle/TZnsiJXW1iBbv6r56 para receber o link da reunião. Só participa do encontro quem estiver inscrito pelo formulário. Quem não se inscrever, vai acompanhar somente pelo Facebook.

Em matéria publicada na edição impressa que está nas bancas, a Folha mostra a diferença no local, à época do desabamento e atualmente. - Crédito: Wallace Porto


