quarta, 24 de abril de 2024
quarta, 24 de abril de 2024
Cabo Frio
27°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
BALANÇO 2020

Creci-RJ registra 168 autuações pelo exercício ilegal na Região dos Lagos ao longo de 2020

Em janeiro de 2021, uma fiscalização constatou ilegalidades em um estande de vendas em Arraial do Cabo

29 janeiro 2021 - 10h00Por Redação

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado do Rio de Janeiro (Creci-RJ) divulgou recentemente um balanço das operações realizadas pela fiscalização em algumas cidades da Região dos Lagos durante o ano de 2020. Ao todo, foram registradas 168 autuações pelo exercício ilegal da profissão durante quatro operações realizadas nas cidades de Cabo Frio, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Araruama e Saquarema e Rio das Ostras.

De acordo com o Creci-RJ, no mesmo ano – 2020 – foram registradas 2.535 autuações pelo exercício ilegal da profissão em todo o Estado do Rio. O conselho também conta que 508 processos foram encaminhados ao Ministério Público.

–  O combate ao exercício ilegal da profissão é uma prioridade, representando a ação mais importante praticada pelo Conselho no sentido de auxiliar a população evitando golpes nas negociações imobiliárias. É importante alertar a sociedade de sempre procurar um corretor de imóveis, devidamente registrado no Conselho – destaca o presidente do Creci-RJ, Manoel da Silveira Maia.

Operação especial da fiscalização autua ilegais em Arraial do Cabo
Na sexta-feira passada (22), uma fiscalização do Creci-RJ, no cumprimento de denúncias, constatou ilegalidades em um estande de vendas no município de Arraial do Cabo. 

Na operação, dez autuações foram lavradas pela fiscalização do Conselho: seis autuações pelo exercício ilegal da profissão e quatro por irregulares (sem inscrição no Creci-RJ, mas com registros em Conselhos de outros estados).

– Com as denúncias partindo da sociedade e da própria classe dos corretores de imóveis através dos canais disponíveis, principalmente pelo Whatsapp da Fiscalização, fica mais fácil da equipe de fiscalização detectar a ilegalidade e lavrar os autos. Atualmente as denúncias por falta de registro de incorporação ou ilegais são cumpridas imediatamente independente da região e 70 % das denúncias cumpridas acabam em lavratura dos autos por ilegalidade. Isso devido à materialidade e informações minuciosas repassadas pelos denunciantes – esclarece o chefe do setor de fiscalização do Creci-RJ, Marcus Limão
 
O Creci-RJ disponibiliza, através de seu portal, link para que a sociedade possa verificar se uma pessoa é ou não corretora de imóveis. Basta acessar www.creci-rj.gov.br, na seção Busca de Corretores e Imobiliárias.

Canais de contato para denúncias contra os ilegais:
Portal: www.creci-rj.gov.br, link Denúncia ou Representação
E-mail:[email protected]
Tel: (21) 3514-1835/ (21) 3514-1836
Whatsapp: (21) 99103-2133