sábado, 27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024
Cabo Frio
25°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Cultura

Sá Soraya lança 'Maria Costureira', uma leitura para crianças de todas as idades

No dia 20 de dezembro, às 15h, a multiartista Sá Soraya lança sua primeira publicação no Museu de Arte Religiosa e Tradicional, em Cabo Frio

19 dezembro 2023 - 10h44Por Redação
Sá Soraya lança 'Maria Costureira', uma leitura para crianças de todas as idades

A multiartista Sá Soraya lançará o livro "Maria Costuereira" no dia 20 de dezembro, às 15h, no Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart), em Cabo Frio. Trata-se de uma obra infantojuvenil, baseada em fatos reais, idealizada, escrita e ilustrada pela professora, musicoterapeuta, psicomotricista e fomentadora cultural Sá Soraya. "Maria Costureira" surgiu com a proposta de expandir a produção literária no município de Cabo Frio, e para facilitar a formação do senso crítico das crianças em torno de temas como autoestima, identidade e diversidade.

A narrativa gira em torno do universo familiar de costureiras negras que vivem em região periférica do Rio de Janeiro e do episódio que deu origem à profissão da personagem principal. Traz à tona o conceito de padronização dos corpos, mas ativa o senso de coragem para a ruptura desse padrão, narrando uma linda história de coragem e aceitação da personagem.

Além da publicação, e como medida de difusão da publicação, Sá Soraya realizou contação da história em 4 escolas da rede pública de Cabo Frio: E.M Professor José Francisco da Silveira Júnior, E.M Pedro Jotha, E.M Waldemira Thereza de Jesus e Creche Escola Maria Amália. Cerca de 400 crianças puderam se encantar e aprender com a história de Maria Costureira!

O livro conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, através do Prêmio Gilberto Marques, e realização do Paticumbum, projeto focado na produção cultural para infâncias.

Ficha técnica: História e desenhos: Sá Soraya Direção artística editorial: Sá Soraya Coordenação de produção editorial: Carol Gonçalves e Paticumbum Editora. Revisão de texto: Luiz Costa da Costa Coelho e Jiddu Saldanha. Diagramação: Natália Rossi Bonfigloli. Capa: Natália Rossi Bonfigloli sobre ilustração de Sá Soraya.