domingo, 21 de julho de 2024
domingo, 21 de julho de 2024
Cabo Frio
19°C
Park Lagos
Park Lagos 2
Cultura

Rodrigo Cabral conquista 3º lugar no Festival de Poesia de Lisboa 

19 setembro 2023 - 09h26Por Redação
Rodrigo Cabral conquista 3º lugar no Festival de Poesia de Lisboa 

Há sentimentos que, no abismo da saudade, despencam no papel em forma de poema. Assim, a partir de memórias afetivas da infância transformadas em verso, Rodrigo Cabral conquistou o terceiro lugar da 8ª edição do Festival de Poesia de Lisboa (FPL), evento que reúne poetas de língua portuguesa em todo o mundo. 

Fundador da Sophia Editora, Rodrigo Cabral cresceu entremeado pela terra do açúcar, Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, onde nasceu, e a do sal, Cabo Frio, onde foi criado desde recém-nascido. Do contraste entre o mar e a planície goitacá, guardou lembranças que acabaram compartilhadas no poema “nascimento dos curumins”, inscrito no festival.

O poema retrata a ambiência familiar do autor na cidade do norte do Rio, conhecida por ser grande produtora de cana-de-açúcar. A relação com o avô materno é o mote dos versos do autor, que costumava ser chamado carinhosamente de “curumim” pelo familiar.

As imagens poéticas geram identificação imediata para quem conhece Campos e seus costumes. Estão presentes a fuligem das épocas de queima da cana, assim como os encontros de família em que se mantém o antigo hábito de comer caranguejo juntando bolinhos de arroz e feijão com as mãos. Casa, neste caso, construída pelas mãos do próprio avô, Waldir da Silva Abreu, que dedicou a vida entre os ofícios de pedreiro, carpinteiro, marceneiro, eletricista, entre outros. Uma versão estendida do poema fará parte de livro que Rodrigo Cabral lançará no ano que vem.

A edição 2023 do concurso, que teve como homenageada a poeta brasileira Adélia Prado, contou com 171 inscritos, selecionando 23 finalistas. Os poemas participantes fazem parte da antologia intitulada A vida é mais tempo alegre do que triste, publicada pela Helvetia Edições. Criado em 2016, o FPL tem como objetivo incentivar a leitura, fomentar a democratização da palavra e valorizar a poesia em língua portuguesa. 

Rodrigo Cabral é jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Em Cabo Frio, trabalha como editor do jornal Folha dos Lagos.