sexta, 25 de abril de 2025
sexta, 25 de abril de 2025
Cabo Frio
22°C
Magnauto
Park Lagos mobile
Cultura

Reabertura do Teatro Municipal de Cabo Frio atrasará mais uma vez

21 agosto 2023 - 15h29Por Redação
Reabertura do Teatro Municipal de Cabo Frio atrasará mais uma vez

Aqueles que estavam contando os dias para a reabertura do Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb, em Cabo Frio, vai ter que segurar a expectativa, desta vez por tempo indeterminado. Inaugu­rado em 14 de agosto de 1997, o espaço funcionou por quase 20 anos até ser fechado em janeiro de 2017 devido a problemas estruturais. Desde então várias datas foram anunciadas para a reabertura, mas nenhuma foi cumprida.

Em maio deste ano, o então secretário de Cultura de Cabo Frio, Clarêncio Rodrigues, chegou a escrever um artigo para a Folha dos Lagos em que afirmava que “a tão esperada reabertura do Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb nunca esteve tão próxima”.  Revelou ainda que para a liberação total da plateia e do palco do teatro era preciso a aprovação do Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico e também a execução do Projeto de Reforma da Caixa Cênica que, segundo ele, já teria sido concluído com o início de um processo licitatório com custo de R$ 1,2 milhão, além dos recursos federais referentes às leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc. Na ocasião, Clarêncio afirmou que a previsão da Secretaria Municipal de Cultura era de reabrir totalmente o teatro no segundo semestre de 2023.

Esta semana, no entanto, o atual secretário de Cultura, João Félix, disse à Folha que o prazo para reabertura do Teatro Municipal só contará a partir da finalização do processo licitatório. A expectativa é que seja divulgada em breve a data do certame que definirá a empresa que vai realizar o serviço.

– É importante reforçar que nossa administração acabou de assumir a pasta e seguimos empenhados na reabertura deste espaço, sendo uma das nossas principais prioridades, mas sempre respeitando os trâmites legais e comprometidos em entregar um espaço seguro e equipado para atender com respeito e qualidade os nossos artistas. A caixa cênica nunca recebeu uma obra como essa, e de tamanha importância, que vai atender às exigências de segurança e instalação de sistema elétrico do palco – contou.

Após dois anos fechado, somente em 2019 o governo municipal começou a se movimentar para tentar reabrir o Teatro Municipal. Na época várias pendências foram apontadas pelo Corpo de Bombeiros com relação ao Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico, mas as exigências não foram cumpridas. Em novembro de 2022 uma nova tentativa de regularização foi iniciada, com novas pendências apontadas em abril deste ano.

– Em novembro de 2022 tínhamos como pendência a atualização da planta entre  outros, pois as Normas do Coscip sofreram mudanças no final de 2018, levando o prédio a ter que atender novas exigências antes não previstas como, por exemplo, colocar na planta onde ficarão os alarmes de incêndio. Em abril deste ano, entre as novas pendências, a mais importante foi o pedido de um projeto específico de Proteção Passiva cobrindo toda a estrutura metálica do prédio. Hoje, dentro do projeto Contra Incêndio e Pânico não temos mais nenhuma, e já recebemos o laudo da corporação (bombeiros) para ser cumprido durante a execução da obra. Só depois disso poderemos ter a liberação de uso completo do prédio – informou João Félix.

Leia Também

RESISTÊNCIA

Casa de Referência Inês Etienne Romeu segue sob risco de despejo em Cabo Frio

Mesmo com reintegração suspensa no último dia 18, integrantes do Movimento Olga Benário permanecem em vigília; espaço acolhe mulheres vítimas de violência
Luto | Rogério Zera: um artista sonhador e inquieto de coração aldeense
Geral

Luto | Rogério Zera: um artista sonhador e inquieto de coração aldeense

Encontro musical nesta quarta (23) celebra o Dia de São Jorge na Praia do Siqueira, em Cabo Frio
Geral

Encontro musical nesta quarta (23) celebra o Dia de São Jorge na Praia do Siqueira, em Cabo Frio

Falhas no tratamento de esgoto emperram recuperação da Lagoa de Araruama
FISCALIZAÇÃO AUSENTE

Falhas no tratamento de esgoto emperram recuperação da Lagoa de Araruama