quinta, 18 de dezembro de 2025
quinta, 18 de dezembro de 2025
Cabo Frio
22°C
Magnauto
CULTURA

Ponto de Cultura Coletivo GRIOT lança documentário nesta segunda-feira (30)

Audiovisual sobre o projeto "Labalábá Òkun - Tambores para Iaiá a Beira-Mar", contemplado pela Lei Paulo Gustavo, vai ao ar no canal do YouTube do GRIOT, a partir das 19h

28 dezembro 2024 - 12h45Por Redação
Ponto de Cultura Coletivo GRIOT lança documentário nesta segunda-feira (30)

Às vésperas da chegada de 2025, o Ponto de Cultura Coletivo GRIOT, de Cabo Frio, vai lançar nesta segunda-feira (30), às 19h, no seu canal oficial no You Tube, um documentário sobre o projeto "Labalábá Òkun - Tambores para Iaiá a Beira-Mar", desenvolvido ao longo deste ano. 

O projeto foi realizado por meio do edital "Conexôes Urbanas" (Edital de Chamada Emergencial n° 17/2023), do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado de Cultura e a Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, a partir da Lei Paulo Gustavo.

O audiovisual conta com fotos e vídeos captados pelo fotógrafo Ricardo Alvez, ao longo de todas as etapas do projeto, incluindo registros feitos durante o histórico cortejo afro realizado em junho no Canto da Praia do Forte, em Cabo Frio; o lançamento de uma cartilha de combate ao racismo, machismo e violência de gênero; e a oficina de percussão ministrada para os alunos da Escola Municipal Evaldo Salles, no Peró. 

Exibido no formato de curtas, em três episódios, o documentário com a direção geral de Andreia Fernandes traz imagens de bastidores, das atividades oferecidas e depoimentos dos participantes, com tradução em Libras.

O Coletivo GRIOT de Pesquisa, Difusão e Memória em Tradições Afro-Brasileiras existe desde 2008 na Região dos Lagos, com sede em Cabo Frio, pesquisando, difundindo memórias e contemporaneidades, em ações comprometidas com o antirracismo, com o protagonismo, a identidade e visibilidade cultural afrocentradas. 

Há pouco mais de um ano, o GRIOT foi reconhecido como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, em virtude da suas atividades culturais, que contribuem para o acesso, a  proteção e a promoção dos direitos da cidadania e da diversidade cultural do Brasil. Em julho de 2024, o Coletivo foi reconhecido como Ponto de Memória pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

O GRIOT desenvolve atividades de Jongo, Ciranda, Coco, Maracatu, dança afro contemporânea, de orixás, gestos, canto, percussão, de contação de história, culinária, exibição de filmes, literatura, palestras e outras ações.

Ficha Técnica:
Projeto “LABALÁBÁ ÒKUN - TAMBORES PARA IAIÁ À BEIRA-MAR”
Governo Federal - Ministério da Cultura
Governo do Estado do Rio de Janeiro - Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro 
Lei Paulo Gustavo - Edital de Chamada Emergencial “Conexões Urbanas” 
Criação : Ponto de Cultura Coletivo GRIOT Pesquisa, Difusão e Memória em Tradições Afro-brasileiras

A‌poio: 
Roxa Flor Abayomi GRIOT
Afoxé Fiderioman
Ateliê Fiderioman

Serviço:
Lançamento do audiovisual do projeto “LABALÁBÁ ÒKUN - TAMBORES PARA IAIÁ À BEIRA-MAR”
Dia 30 de Dezembro de 2024 às 19h | Canal oficial do Ponto de Cultura Coletivo GRIOT, no You Tube (@GRIOTPESQUISADIFUSAOEMEMOR4690)
Fotografia e filmagem: Ricardo Alvez
Direção geral: Andréia Fernandes
Produtora executiva, responsável técnica e por ações de acessibilidade: Marcia Fonseca
Tradução em Libras: Márcia Vieira
Auxiliar de acessibilidade: Guilherme Porto
Auxiliar de Produção: Luiza Giron
Outras informações pelos perfis no Instagram do GRIOT (@griot_cabofrio) e do Labalábá Òkun (@labalaba_okun_griot).

 

Leia Também

IFF Cabo Frio abre chamada pública para compra de alimentos da agricultura familiar
Cultura

IFF Cabo Frio abre chamada pública para compra de alimentos da agricultura familiar

MEIO AMBIENTE

MPF aciona governo de Cabo Frio para cessar poluição em Comunidade Quilombola de Maria Joaquina

Ação pede medidas urgentes para impedir lançamento de esgoto, reparação integral dos danos ambientais e indenização mínima de R$ 1,2 milhão
Éric Rebière fica perto de se tornar o primeiro surfista a completar uma trilogia de ficção original
Esportes

Éric Rebière fica perto de se tornar o primeiro surfista a completar uma trilogia de ficção original

Região dos Lagos conquista medalha inédita na Olimpíada Brasileira de Matemática
EDUCAÇÃO

Região dos Lagos conquista medalha inédita na Olimpíada Brasileira de Matemática