Assine Já
sábado, 25 de setembro de 2021
Região dos Lagos
23ºmax
17ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 51256 Óbitos: 2089
Confirmados Óbitos
Araruama 12211 437
Armação dos Búzios 6305 64
Arraial do Cabo 1689 90
Cabo Frio 14244 839
Iguaba Grande 5384 138
São Pedro da Aldeia 6892 286
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
SEMANA FLUMINENSE DE PATRIMÔNIO

Museu da Pesca promove primeiro encontro virtual com mestres da canoa de boçarda em Arraial do Cabo

Série de três encontros tem objetivo de produzir livro coletivo com os mestres Chonca e Harildo

09 setembro 2021 - 09h52Por Redação

Nesta quinta-feira (9), acontece o primeiro encontro virtual promovido pelo Museu da Pesca Tradicional/Sala Expositiva Mestre Chonca e Circuito dos Mestres Sabedores da Cultura Popular em Arraial do Cabo. O encontro terá a participação do Mestre Wilson Luiz da Silva, o Chonca, e do Mestre Harildo Francisco e acontece na 11º. Semana Fluminense do Patrimônio 2021.

O evento é aberto ao público e será transmitido pelo Google Meet, às 15h30. Quem quiser participar pode fazer a inscrição pelo e-mail [email protected] 

Ao todo, serão realizados três encontros que terão a apresentação da ecóloga Ana Paula da Silva, com a mediação da etnobotânica Viviane Kruel e do sociólogo Paulo Sérgio Barreto.

Todos os eventos serão registrados com o objetivo de produzir uma edição impressa ou em formato e-book de um livro coletivo, a partir das narrativas, depoimentos e transmissões dos conhecimentos dos mestres carpinteiros de canoas de boçarda e do público inscrito.

A gente gostaria que o público participassem com questões e fotos sobre as canoas e a pesca. Serão três encontros gravados.  A perspectiva é a salvaguarda da pesca tradicional e os território da pesca tradicional 0 explica Paulo Sérgio, que coordena o Museu da Pesca Tradicional/ Sala Expositiva Mestre Chonca e o Circuito dos Mestres Sabedores da Cultura Popular.

Sobre os mestres  O mestre Wilson Luiz da Silva (apelido, "Chonca") reforma canoas de boçarda (canoas de um tronco só). Aprendeu a sua profissão observando, escutando e participando dos pequenas reformas com os mais antigos mestres carpinteiros de Arraial do Cabo e de Cabo Frio. E, desde os anos 70, tem o seu estaleiro na Praia Grande aonde conserta diversas canoas das praias da cidade além de construir caíco e confeccionar miniaturas decanoas. E, com maestria, dá aulas para estudantes, professores, moradores e visitantes sobre os saberes tradicionais.

O mestre Harildo Francisco aprendeu o seu ofício de carpintaria naval quando jovem fazendo miniaturas de canoas de boçarda, por brincadeira. Pela experiência, vivência, tato e conhecimento tradicional com e/ou sem ajuda de assistente reforma e conserta as canoas de boçarda das praias da cidade e constrói pequenas embarcações, como, os caicos e faz miniaturas de canoas na Praia da Prainha. Sua habilidade é insuperável! Pois com desenvoltura, habilidade e competência faz com maestria o seu ofício da carpintaria naval.

Os encontros:

Dia 9 de Setembro (Primeiro encontro) Museu da Pesca Tradicional/Sala Expositiva Mestre Chonca com os dois mestres carpinteiros tradicionais: Wilson Luiz da Silva (apelido, "Chonca") e Harildo Francisco, às 15:30h.

Dia 14 de Outubro (Segundo encontro) Porto das Canoas da Praia Grande com o mestre Wilson Luiz da Silva (apelido, "Chonca"), às 15:30h.

Dia 21 de Outubro (Terceiro encontro) Porto das Canoas da Praia da Prainha com o mestre Harildo Francisco, às 15:30h.

 

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.