Assine Já
quarta, 12 de maio de 2021
Região dos Lagos
26ºmax
16ºmin
Tropical
Tropical mobile
TEMPO REAL Confirmados: 37918 Óbitos: 1447
Confirmados Óbitos
Araruama 9612 300
Armação dos Búzios 4692 57
Arraial do Cabo 1317 69
Cabo Frio 10088 529
Iguaba Grande 3759 93
São Pedro da Aldeia 5248 224
Saquarema 3202 175
Últimas notícias sobre a COVID-19
HISTÓRIAS PRA CONTAR

Um ícone chamado Mestre Chonca

Aos 80 anos, carpinteiro naval e pescador é figura ilustre de Arraial do Cabo

12 janeiro 2021 - 13h00Por Julian Viana
Um ícone chamado Mestre Chonca

O nome dele é Wilson Luiz da Silva, mas, em Arraial do Cabo, todo mundo o conhece por Mestre Chonca. 

– Meu apelido existe desde quando eu era criança. Nem a minha mãe soube me explicar a origem dele. A minha irmã mais velha e os meus primos que arranjaram esse nome para mim – conta o carpinteiro naval e pescador, 80 anos, entre um e outro cumprimento de pessoas que o reconheciam na Praia Grande, durante entrevista à Folha, na Praia Grande, onde se localiza a Sala Expositiva Mestre Chonca. 

Trata-se de um ícone da cidade. A alcunha de Mestre veio há seis anos, quando o sociólogo Paulo Sérgio Barreto o batizou assim. O substantivo acoplado ao apelido surgiu logo depois do sociólogo inaugurar a Sala Expositiva. A casa tem uma sala que serve como um museu e um outro cômodo é utilizado para armazenar as ferramentas que Chonca utilizava como carpinteiro, além de suas miniaturas de canoas. O museu reúne partes da história do mestre. A construção do imóvel envolveu o ICMBio, Jardim Botânico, Iphan e outras autoridades. 



Mestre Chonca conta que, atualmente, a pesca em canoas acontece esporadicamente: a cada duas ou três vezes a ano. Hoje em dia, ele conta, as canoas são substituídas por barcos motorizados. Chonca relembrou algumas de suas histórias da época que trabalhava como pescador e enumera seus feitos. 

– Na Praia do Farol, tinha muito peixe. Na época que eu era pescador, peguei muita coisa. Teve um dia que eu consegui pegar cerca de 6 mil bonitos – aproximadamente 30 toneladas – com apenas três redes de pesca. Esse fato aconteceu em 1955. Na época, eu tinha uns 15 anos.

Ele conta que começou a pescar a partir dos 13 anos de idade. 

– Lembro que no meu primeiro dia como pescador, eu consegui pescar cerca de três mil xaréus em apenas dois lances na Praia Grande. A partir daí, comecei a pescar com aquele compromisso junto com o meu tio nas canoas – relembra o pescador. 

Antes de completar seus 18 anos de idade, Chonca começou a trabalhar na Companhia Nacional da Álcalis. Por conta do trabalho, passou a pescar esporadicamente, por hobby. Ele explica que, naquela época, as pessoas encaravam a pesca como um compromisso real de trabalho. Em uma dessas pescas por hobby, na época que trabalhava na Álcalis, ele conta que certo dia resolveu pescar depois das 21h – horário que saía do expediente. 

– Decidi pescar e saí de casa à noite atrás de lula. Sozinho, pesquei 400 kg de lula em apenas uma noite.

Até tubarão da espécie galha-preta Mestre Chonca já capturou. 

– Teve uma história curiosa que vivenciei em que consegui capturar cerca de 500 tubarões da espécie galha-preta na Praia Grande. Certo dia, fui pescar de tarrafa [uma rede de pesca circular com pequenos pesos distribuídos em torno de toda a circunferência da malha] e olhei para a areia da praia e avistei uma cabeça do tubarão galha-preta. Quando olhei para o mar, avistei uma mancha avermelhada. Quando jogamos a tarrafa, um dos tubarões pulou, e foi assim que conseguimos pegar os cações – conta. 

O pescador ainda recorda que naquele mesmo dia, além de ver o peixe, jogar a rede e puxar a rede, ele colocou todo o peixe capturado em um carro para transportar até a peixaria. Lá ele ainda limpou grande parte do cardume. 

– Comecei a limpar por volta das 20h30 de um dia e cheguei em casa por volta das 10h do dia seguinte – relembra. 
 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.