sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
São Pedro

Artistas aldeenses são premiados em gincana de pintura da aviação naval

O evento integrou as comemorações alusivas aos 103 anos da Aviação Naval e teve como objetivo incentivar e divulgar as manifestações artísticas

27 agosto 2019 - 16h40
Artistas aldeenses são premiados em gincana de pintura da aviação naval

Os artistas plásticos aldeenses Diangelo e Flávio Rangel foram premiados em primeiro e segundo lugar, respectivamente, durante a Gincana de Pintura, promovida pelo Comando da Força Aeronaval. O evento integrou as comemorações alusivas aos 103 anos da Aviação Naval e teve como objetivo incentivar e divulgar as manifestações artísticas, além de promover uma maior integração das comunidades artísticas com a Marinha do Brasil.

De São Pedro da Aldeia, o artista plástico Carlos Diangelo de Oliveira foi o grande vencedor da competição. “Para mim foi uma grande satisfação participar desse evento e poder me encontrar com meus colegas. Trabalho há quase 20 anos com pintura, dou aulas e gosto de me aprofundar na teoria e na prática. O intuito foi mostrar a Aviação Naval contrapondo o passado, o presente e o futuro. Trabalhei as diversas gerações de aeronaves, desde as mais antigas, inclusive a 14-BIS, até as atuais, como também as possibilidades futuras. Foi muito bacana”, destacou Diangelo.

Com inscrições gratuitas, a gincana abordou o tema “Aviação Naval: Passado, Presente e Futuro” e contou com a participação de 18 artistas locais e da Região dos Lagos. Como pré-requisito, as pinturas deveriam conter pelo menos uma aeronave pertencente a Força Aeronaval. Ao todo, 20 obras foram inscritas em variadas técnicas. Os trabalhos foram avaliados e julgados em sessão reservada por uma comissão julgadora, constituída pelo Comandante da Força Aeronaval, o Chefe do Estado-Maior, o Comandante da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia e pelo Comandante do Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN).

O segundo lugar ficou com o artista aldeense e um dos servidores públicos mais antigos da Secretaria Adjunta de Cultura, Flávio Rangel, que retratou os esquadrões de helicópteros em óleo sobre tela. “Já estive em vários eventos no Complexo Aeronaval, fui contemplado em alguns e, para mim, é sempre uma felicidade poder participar e divulgar o trabalho. Quero parabenizar a Aviação Naval pela gincana que agregou tantos artistas da nossa região. É uma forma de incentivar e dar visibilidade à arte”, destacou Flávio, que há 35 anos atua nas áreas de Cultura e Turismo na cidade, com destaque para seus trabalhos em prol da ornamentação do Carnaval e na confecção dos famosos Bonecões, uma das atrações mais tradicionais da folia aldeense.

Os artistas aldeenses foram agraciados com um Diploma e um prêmio em dinheiro no valor de R$ 1500,00 para o 1º lugar e R$ 1000,00 para o 2º colocado. O coquetel de premiação foi realizado no último sábado (24) na Área Recreativa e Social Casa da Praia Clube (ARES CPC), com a presença do Comando da Força Aeronaval.

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 29 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições na porta de casa, de terça a sábado. Ligue já: (22) 2644-4698. *Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.